Como fazer uma boa confissão?

       Para fazer uma boa confissão:

       1) Em relação a Deus:

       Dirijo-me a Deus somente em caso de necessidade? Participo da Missa dominical e nos dias de preceito? Começo e termino o meu dia com a oração? Invoquei em vão o nome de Deus, de Maria ou dos Santos? Tenho vergonha de me apresentar como cristão? O que faço para crescer espiritualmente, como e quando faço? Revolto-me diante dos desígnios de Deus? Pretendo que seja Ele a cumprir a minha vontade?

 
 
       2) Em relação ao próximo:

       Sei perdoar, partilhar, ajudar o próximo? Julgo sem piedade, tanto em pensamento quanto com palavras? Caluniei, roubei, desprezei os mais pequenos e indefesos? Sou invejoso, colérico, parcial? Tomo conta dos pobres e dos doentes? Envergonho-me da carne dos meus irmãos? Sou honesto e justo com todos ou alimento a cultura do descartável? Instiguei os outros a fazer o mal? Rejeitei a vida após a concepção? Desperdicei o dom da vida? Ajudei a fazê-lo? Respeito o ambiente?

       3) Em relação a mim mesmo:

       Sou um pouco mundano e pouco crente? Exagero em comer, beber, fumar e divertir-me? Preocupo-me em excesso com a saúde física e com os meus bens? Como uso o meu tempo? Sou preguiçoso? Amo e cultivo a pureza de coração, de pensamentos e de ações? Nutro vinganças e alimento rancores? Sou manso, humilde, construtor da paz?

       4) Em relação a ser mãe que ora:

       Tenho cumprido meu papel de catequista em minha casa? Tenho disponibilizado tempo e vontade de rezar pela minha família, seja individualmente ou em grupo? Tenho dedicado tempo para conhecer a Palavra de Deus? Tenho observado o tripé do Movimento? Tenho sido egoísta e rezado só pelos meus filhos ou rezado por todos os filhos necessitados? Honro e respeito meus pais? Tenho ensinado esse mandamento de Deus aos meus filhos? Observo a moral conjugal e familiar que o Evangelho ensina? Tenho tido atitudes que dificultam a conversão da minha família? Tenho propiciado atos de perdão na minha família?

       Reflexões:

a) Salmo 50: “Misere”;
b) Salmo 129: “de profundis”.

Padre Daniel Aguirre
Texto extraído do livro “Reconciliação: Um caminho de amor e perdão”

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também