Rede Nazaré

A FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO

A cidade de Belém, com seus quase 2 milhões de habitantes são, em sua maioria, mulheres. A mangueirosa é uma cidade essencialmente jovem, afinal concentra a maioria de sua população na base de sua pirâmide demográfica. Desse montante são cerca de 865 mil católicos praticantes, o que representa cerca de 66% do total da população.

Além de ter uma população em sua grande parte católica, Belém do Pará também é uma cidade que encanta com suas belezas, culinária e turismo. Não por acaso, na grande festa mariana, o Círio de Nazaré, conta com cerca de 84 mil visitantes estimados pelas companhias aéreas, circulando mais de 66 milhões de reais na economia local. São poucos detalhes da importância da maior festa católica do Brasil e entre as maiores do mundo. A Arquidiocese de Belém também é promotora de dezenas de outras festas católicas que envolvem seus cinco municípios (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara). São celebrações como Festa de Fátima, com cerca de 300 mil peregrinos em apenas uma noite, Círio de Icoarací, Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Maria de Belém, entre outras festividades que envolvem centenas de milhares de participantes.

Para que pudesse dar voz à sua evangelização, a Arquidiocese de Belém criou a Fundação Nazaré de Comunicação (FNC), uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, filantrópica de caráter confessional católico. Criada em 14 de dezembro de 1993 por Dom Vicente Joaquim Zico, tem por finalidade promover e incentivar a formação educacional, cívica, moral, cultural e religiosa, através da radiodifusão, transmissão televisiva, meios digitais e impressos. Estando presente em um grande número de localidades no âmbito da Amazônia Legal, a Fundação desenvolve suas ações de caráter Sócio-assistencial na direção da defesa da vida e garantia de direitos por meios de parcerias com as comunidades locais e as instituições que atuam no terceiro setor no segmento da Política de Assistência Social. Mais do que atender os cinco municípios da Arquidiocese de Belém, a Fundação Nazaré de Comunicação está presente em grande parte da Amazônia, estando ao alcance de cerca de 9,7 milhões de pessoas em todos os Estados e dioceses da Região Norte, parte do Nordeste e Centro-Oeste, além de chegar a todas as Américas, ao Norte da África e boa parte da Europa, com o sinal do satélite captado por antenas parabólicas. Sem contar os meios digitais, que alcançam mais de 100 países, tudo isso por meio de Rádio, TV, Jornal Impresso, 24 horas por dia no ar.