Roma recebe entre os dias 22 e 26 de junho o X Encontro Mundial das Famílias. Um evento que apresenta uma fórmula sem precedentes, caracterizada por uma dimensão “multicêntrica e difundida”. Segundo a organização do evento, este ano terá características diferentes em comparação com eventos dos anos anteriores. O Encontro, já adiado por um ano devido à pandemia de Covid-19, não pode, no entanto, ignorar a mudança do contexto global devido à situação da saúde.
Roma é o local principal, mas nos mesmos dias cada diocese tem a oportunidade de promover encontro local para suas próprias famílias e comunidades. Todas as famílias do mundo podem, portanto, participar do evento, As famílias que estiverem em Roma poderão acompanhar todos os momentos de forma presencial. Mas para quem está no Brasil, uma forma de acompanhar toda a programação ao vivo em Roma é também através do aplicativo disponível no site: https://www.romefamily2022.com/pt/ A tecnologia disponível permite estabelecer uma ponte entre os acontecimentos em Roma e no Vaticano e as diversas realidades familiares em todo o mundo.
A abertura do Encontro, em 22 de junho, foi marcada pelo Festival das Famílias na presença do Santo Padre. No dia 23 de junho haverá quatro painéis, incluindo “Esposos e sacerdotes juntos para construir a Igreja”, e duas conferências, uma das quais focalizará o tema “Acompanhar os primeiros anos de matrimônio”. Na sexta-feira, 24 de junho, outros tópicos serão explorados, incluindo “O catecumenato matrimonial” e “Vocação e missão nas periferias existenciais”. No dia seguinte, sábado, 25 de junho, uma conferência é dedicada à família Beltrame Quattrocchi. A apresentação do subsídio sobre os Santos Esposos precede então a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro. O Encontro se conclui no domingo, 26 de junho com o “Envio das Famílias”.