Com informações ACI Digital. João Paulo I, o papa do sorriso, cujo pontificado durou apenas 33 dias, será beatificado em 4 de setembro de 2022 pelo papa Francisco na praça de São Pedro.
A data foi anunciada pela Congregação para as Causas dos Santos quase dois meses depois que o papa Francisco aprovou o decreto que reconhece o milagre atribuído à intercessão de João Paulo I: a cura da argentina Candela Giarda em 2011, na época uma menina em estado vegetativo.
O dicastério dirigido pelo cardeal Marcello Semeraro comunicou a data ao postulador da causa da canonização, cardeal Beniamino Stella, e a dom Renato Marangoni, bispo de Belluno-Feltre, diocese onde no dia 23 de novembro de 2003 foi aberto o processo para levar aos altares o papa do sorriso, cujo nome de batismo foi Albino Luciani.
O pontificado de João Paulo I durou apenas 33 dias, de 26 de agosto de 1978 até sua morte em 28 de setembro do mesmo ano.
O papa Francisco vai celebrar a beatificação de João Paulo I na praça de São Pedro às 10h30 (5h30 no horário de Brasília). A petição de beatificação será lida pelo bispo da diocese de Belluno-Feltre, dom Renato Marangoni, como sede excepcional da causa de canonização do venerável João Paulo I, junto com o postulador da causa, cardeal Beniamino Stella e a vice-postuladora, Stefania Falasca.
Durante a beatificação, a postulação entregará ao papa Francisco uma relíquia do novo beato.
Durante a tarde do sábado, 3 de setembro de 2022, a partir das 18h30 (13h30 no horário de Brasília), acontecerá uma vigília de oração na basílica de São João de Latrão, celebrada pelo vigário geral do papa para a diocese de Roma, cardeal Angelo De Donatis
São João de Latrão é a sede do bispo de Roma, da qual João Paulo I tomou posse em 23 de setembro de 1978.
O momento de oração será animado por cânticos e leituras de trechos do Magistério de João Paulo I. Não será necessário ingresso para este dia e a entrada será gratuita.
O decreto que reconhece o milagre atribuído à sua intercessão foi assinado pelo papa Francisco em 13 de outubro de 2021.