O Legado Pontifício, Dom António Marto

Bispo emérito de Leiria-Fátima representa a Santa Sé no Congresso Eucarístico no Brasil

 

O Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, e seu auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, chegaram ao Recife na quinta-feira, 10, pela tarde, para representar a Arquidiocese de Belém no 18º Congresso Eucarístico Nacional, que acontece na que começa nesta sexta-feira, 11, e segue até dia 15 de novembro na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE).

Eles estarão em unidade com a Santa Sé, cujo enviado do Papa Francisco para representá-lo no 18º Congresso Eucarístico Nacional está no Recife. O Cardeal Dom António Marto desembarcou no Aeroporto Internacional Gilberto Freire na noite dessa terça-feira, 8, vindo de Portugal. Papa Francisco nomeou o Bispo emérito de Leiria-Fátima, Portugal, Cardeal António Marto, seu enviado especial ao XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN).

Ele participa do 18º CEN como Legado Pontifício – representante do Papa Francisco em nações estrangeiras – com a missão de trazer uma mensagem aos fiéis como sinal de unidade e comunhão dos cristãos católicos em torno da Eucaristia.

O cardeal cumpriu agenda de atividades prévias na quarta-feira, 9, às 19h, Dom Marto presidiu celebração eucarística na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem.

Quinta-feira, 10, ele visitou a Comunidade dos Coelhos (Palafitas do Recife) às 9h30, e às 16h, o bispo emérito participou de conferência para os seminaristas pertencentes ao território da Arquidiocese de Olinda e Recife, no auditório do G1 da Unicap, e às 18h, presidiu Missa com os seminaristas na Igreja Matriz da Soledade, Área Central do Recife.

Papa: diálogo fraterno
“Dirijo uma cordial saudação aos peregrinos de língua portuguesa! Depois de amanhã começa em Recife, no Brasil, o décimo-oitavo Congresso Eucarístico Nacional. Faço votos de que este encontro com Jesus Eucarístico reforce nos fiéis o desejo de prosseguir no caminho do diálogo fraterno com todos. Que Deus vos abençoe e vos proteja de todo mal!”

Ao saudar os peregrinos de língua portuguesa presentes na Praça São Pedro para a Audiência Geral de quarta-feira, 9, o Papa Francisco fez votos de que o XVIII Congresso Eucarístico Nacional em Recife fortaleça nos fiéis “o desejo de prosseguir no caminho do diálogo fraterno com todos”.
Não podendo participar pessoalmente do encontro, o Santo Padre nomeou como seu Enviado Especial em 10 de setembro o bispo emérito de Leiria-Fátima, cardeal António Augusto Dos Santos Marto. A Missão é composta pelo Rev. do padre Augusto César Figueirôa, Reitor do Oratório de Santa Teresinha, Vice-Reitor da Cúria e Mestre de Cerimônias e pelo Rev. do Frei José Leandro Alencar, O.C., pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.

Simpósio Teológico
O CEN reúne milhares de pessoas para professar e dar testemunho público da fé no mistério eucarístico. O encontro também é uma oportunidade para aprofundar a Teologia da Eucaristia.
Nessa perspectiva, o Congresso realiza o Simpósio Teológico, de 12 a 14 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A programação contará com conferências e oficinas que serão desenvolvidas a partir do Texto-base. O subsídio é uma das ferramentas de preparação para o CEN.

Congresso Eucarístico Nacional
O Congresso Eucarístico Nacional estava marcado, inicialmente, para 2020. Mas foi adiado duas vezes por causa das medidas de combate à pandemia de covid-19 impostas. O evento tem como tema “Pão em todas as mesas”, e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entres eles” (cf. At 2,45-47).
Como legado, o Congresso deixará a Casa do Pão, um local que prestará à população carente serviços psicológicos, jurídicos, de saúde e qualificação profissional.
Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia.

No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional aconteceu em 1933, em Salvador (BA). O último foi realizado em 2016, em Belém (PA), quando também se comemoraram os 400 anos da capital paraense. Em 2022 será a segunda vez que a Arquidiocese de Olinda e Recife sediará o evento. A primeira foi em 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde. Na época, o evento deixou como marco a construção da Igreja do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na zona norte do Recife.

Compartilhe essa Notícia

Leia também