No mês de junho de 2023, Papa Francisco lança a Mensagem para o VII Dia Mundial dos Pobres com o Tema “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar” (Tb 4, 7), celebrada no 33º Domingo do Tempo Comum, que se dará no dia 19 de novembro de 2023. A proposta do Santo Padre, nos convida a não nos afastar nosso olhar dos que necessitam, buscando uma ação emergencial e transformação social a cada um. No 60º aniversário da Encíclica Pacem in terris, é urgente retomar as palavras do Santo Papa João XXIII quando escrevia: «O ser humano tem direito à existência, à integridade física, aos recursos correspondentes a um digno padrão de vida: tais são especialmente a nutrição, o vestuário, a moradia, o repouso, a assistência sanitária, os serviços sociais indispensáveis. Segue-se daí, que a pessoa tem também o direito de ser amparada em caso de doença, de invalidez, de viuvez, de velhice, de desemprego forçado, e em qualquer outro caso de privação dos meios de sustento por circunstâncias independentes da sua vontade» (n. 11).
Em comunhão com o Papa Francisco e a Igreja, a Arquidiocese de Belém buscando o envolvimentos das forças vivas que compõe o Múnus da Caridade, organizou atividades para fomentar estes momento na Arquidiocese tendo início com Missa de envio no dia 25 de agosto na Basílica Santuário, presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Antônio de Assis, duas Jornadas Sociais, a primeira ocorrendo no dia 02 de setembro na Capela Santa Maria Mazzarello, pertencente a Área Missionária São João Bosco, localizado no Bairro da Sacramenta, assumindo um quantitativo de mais de 1300 atendimentos a população e a segunda jornada foi na Capela Divino Espírito Santo na Paróquia São Pedro Pescador, localizado na Baia do Sol, Distrito de Mosqueiro, com mais de 2400 atendimentos a população local.
No dia 19 de novembro, haverá missa e momento de comunhão em todas as Regiões Episcopais, proposto pelo Bispo Auxiliar Dom Paulo, então bispo referencial para Múnus da Caridade. O objetivo destes momentos é levar a conscientização de cada pessoa sobre a entrega ao serviço pelo pobre e suas necessidades.
Diác. Alexandre Maia Martos
Presidente Caritas Belém
Dia dos Pobres e as várias ações pelo mundo
“Não são imagens para se comover”, mas pessoas que pedem dignidade. Essa é a frase forte que o Papa Francisco usa em sua Mensagem para o Dia Mundial dos Pobres, marcado para o próximo domingo, 19 de novembro. Em uma cultura hedonista, as pessoas em dificuldade criam desconforto, são um incômodo, devem ser descartadas, e então é difícil cuidar dos mais frágeis. Em vez disso, a Igreja é chamada a enxugar suas lágrimas, a enxugar suas feridas. Em todo mundo são realizadas permanentemente diversas ações para atendimento aos pobres feitas pela igreja católica
Especificamente para o Dia Mundial dos Pobres, as igrejas farão programações distintas. Em Roma, o Dicastério para o Serviço da Caridade também organizará o almoço com os pobres que Francisco oferecerá na Sala Paulo VI após a celebração eucarística da manhã na Basílica Vaticana. Este ano, o almoço será oferecido pela rede Hilton Hotels da Itália. O Dicastério para a Evangelização, organizador do evento, continuará, graças à colaboração da UnipolSai, a apoiar outras formas de ajuda às famílias mais necessitadas, através, por exemplo, do pagamento de contas.
No Brasil a jornada é promovida pelas Pastorais Sociais e Organismos ligados à Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da CNBB. Em consonância com o tema escolhido pelo Papa Francisco para a data, o lema da jornada é “Não desvies o rosto de nenhum pobre” (cf. Tb 4,7). Já o tema da iniciativa brasileira é “Olhe para mim!”.