Retiro do Clero Arquidiocesano será realizado este mês

 
Entre os dias 13 e 16 deste mês, no Centro de Espiritualidade da Arquidiocese de Belém, Monte Tabor, localizado no Distrito de Icoaraci, acontece o Retiro do Clero Arquidiocesano para a primeira turma de presbíteros. Com a presença dos bispos de Belém, o retiro será de meditação, oração e aprofundamentos com pregação do Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo (SP), Cardeal Dom Cláudio Hummes.
 
O Retiro Anual do Clero faz parte do calendário oficial da Arquidiocese de Belém, sendo realizado em duas partes devido o grande número de sacerdotes. Durante os quatro dias de retiro os sacerdotes junto do Arcebispo e do Bispo Auxiliar mantêm momentos de oração e pregação sob orientação do pregador, escolhido antecipadamente.
“É um momento para que os nossos sacerdotes da Arquidiocese de Belém façam uma parada, para momentos de meditação para que possamos renovar nossas forças, de maneira especial a força espiritual e assim, iniciarmos um ano novo nas paróquias e comunidades e levar aos nossos irmãos e irmãs essa força renovada que conseguimos no retiro”, destaca Padre Roberto Cavalli Junior, responsável pela organização do retiro. 
 
Ele continua: “É oportunidade de sairmos um pouco da nossa realidade e nos enclausurarmos, por assim dizer. Momento de nós vivenciarmos o encontro com Deus por meio das reflexões, pregações, do silêncio e também para conversar com nossos irmãos. Para assim nos fortalecer ainda mais em nossa caminhada e nos alimentarmos ainda mais de Deus”.
 
Na programação do retiro haverá momentos de deserto, momento mariano, meditação, oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, missas e confissões. Ao todo participarão 60 presbíteros deste primeiro retiro, e, junto deles, parte do clero da Diocese de Ponta de Pedras, do arquipélago do Marajó e do bispo titular da mesma, Dom Teodoro Mendes Tavares. 
 
Todas norteadas pelo pregador, o Arcebispo Emérito de São Paulo (SP), Cardeal Dom Claúdio Hummes que recebeu o convite do Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, antes mesmo de ser nomeado como Legado Pontifício no XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016). Para Padre Roberto o retiro será uma oportunidade também para Dom Claúdio conhecer o clero da Amazônia uma vez que ele é o presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 
 
Dom Cláudio Hummes 
 
O Cardeal Dom Frei Cláudio Hummes, OFM, nasceu em Montenegro (RS), em 08 de agosto de 1934 e ordenou-se padre em Divinópolis, (MG), em 03 de agosto de 1958, pertencendo à Ordem Franciscana dos Frades Menores. Foi Bispo de Santo André (SP), depois assumiu a Arquidiocese de Fortaleza em 1996 e depois tornou-se bispo titular da Arquidiocese de São Paulo em 23 de maio de 1998. Foi criado Cardeal Presbítero do Título de Santo Antônio de Pádua na Vila Merulana, em 21 de fevereiro de 2001, pelo Papa João Paulo II.
 
Em 30 de outubro de 2006, foi nomeado Prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano. Em 7 de outubro de 2010, o Papa Bento XVI aceitou seu pedido de Renúncia por limite de idade. Desde 18 de abril de 2011, exerce a função de vigário-geral da Arquidiocese de São Paulo e acompanha as coordenações pastorais do Mundo do Trabalho; Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades em âmbito arquidiocesano.
 
Cardeal Dom Cláudio também foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral (CEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e responsável pelos Setores Família e Cultura de 1995 a 1998. Foi eleito pelos bispos da CNBB delegado para o Sínodo dos Bispos sobre a Família, em 1980; para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a América, em 1997; e para Sínodo dos Bispos em 2001. E, desde 2014, é o presidente da Comissão Episcopal da CNBB para a Amazônia.
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também