![]() |
Após o período de 40 dias, subsequentes à Quarta-feira de Cinzas, conhecido como Quaresma, em que os fiéis dedicam-se à penitência, é chegada a Semana Santa. | ||
A tradição religiosa católica celebra no mundo inteiro a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. A Catedral Metropolitana de Belém, Igreja Mãe da Arquidiocese, iniciará solenemente a Semana Santa, também conhecida como Semana Maior, com a bênção e Procissão de Ramos, seguidas de pontifical, no próximo domingo, dia 9. No Domingo de Ramos a liturgia católica relembra, atualizando-a, a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Na Semana Santa, que termina com o Domingo da Ressurreição, a Igreja Católica revive os passos sangrentos da Paixão de Jesus, após intensa preparação com meditação, jejuns, caridade e penitência durante os 40 dias do peíodo quaresmal. Os cristãos celebraram-na pela primeira vez em 1682. Em todo o mundo católico, nesse período, mais que nos outros é riquissima a programação litúrgica.
Para o Cura da Sé, Pe. Roberto Cavalli, a Semana Santa possibilita aos fiéis um encontro especialíssimo com o Pai: “A vontade é que aquilo tudo que será vivido nesses dias possa ajudar as pessoas a se encontrarem com Deus e a viverem realmente o mistério do Senhor, mistério da nossa salvação, mistério da nossa redenção, que nos vem pela morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Disse mais: “é uma semana especial porque está sendo celebrado o centro da nossa fé. Fé centrada na Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Então, viver esse momento é viver a nossa fé, colocarmo-nos diante do Senhor em atitude de adesão a Jesus Cristo e, consequentemente, dispostos a deixar o homem velho para trás e buscar o homem novo que nos chama a viver a Palavra de Deus que é Cristo Ressuscitado”.
Este ano será o primeiro em que Padre Roberto presidirá, na Catedral, as celebrações da Semana Santa, responsabilidade que aceitou com grande satisfação: “assumo a missão na Catedral com alegria neste momento particular muito importante da nossa fé. Com a mesma alegria, preparei tudo, porque, quanto mais preparados a liturgia e o espaço litúrgico, mais fácil é esse encontro das pessoas com Deus”.
|
|||
![]() |
Programação
A Semana Santa tem início neste domingo, 9, com a celebração do Domingo de Ramos. Nesse dia, às 8h30, em frente à Igreja de Santo Alexandre, haverá bênção dos Ramos e, em seguida, procissão rumo à Catedral, onde haverá Santa Missa.
|
||
Os fiéis que participarem devem levar um ramo. Ainda do dia 9, celebrações às 17h e 19h, na Catedral.
Nos dias 10 e 11, sempre na Catedral, confissões a partir das 15h, com celebração eucarística às 18h. Na Quarta-Feira Santa, 12 de abril, Missa às 18h e, ao final, procissão da fuga, com a imagem de Senhor dos Passos, até a Basílica Santuário de Nazaré.
No dia 13, Quinta-Feira Santa, na Sé, às 8h, Pontifical do Crisma, com bênção dos santos óleos do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos, bem como a renovação das promessas sacerdotais pos todos os presbíteros da Arquidiocese. Às 18h, iniciando o Tríduo Pascal, Missa da Ceia do Senhor, que celebra a instituição do sacerdócio e da Eucaristia. Nela, após a homilia, a esperada cerimônia do lava-pés. Ao final, trasladação da Sagrada Reserva, ou seja, das hóstias consagradas, para o altar de Nossa Senhora da Graça, onde ficará exposta para a adoração dos fiéis, até às 24h.
Na sexta-feira, 14, celebra-se a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Pela manhã, com saída da Basílica de Nazaré às 7h, Procissão do Senhor dos Passos, enquanto que, às 8h, sairá, da Igreja de São João Batista, a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores.
Ambas as procissões encontram-se na praça fronteira à Igreja de Nossa Senhora das Mercês, no centro comercial de Belém, onde o Padre Maurício Henrique Almeida dos Santos, pároco de Jesus Ressuscitado, proferirá o Sermão do Encontro, findo o qual, as duas imagem seguirão procissionalmente para a Catedral. Ainda no dia 14, ao meio-dia, na Capela do Colégio Santo Antônio, Padre Agostinho Cruz, pároco da Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci, profere o tradicionalíssimo Sermão das Sete Palavras, meditação sobre as últimas palavras de Jesus na Cruz.
Às 17h, na Sé, solene ação litúrgica da Paixão do Senhor, com leitura da Paixão, oração universal, adoração da cruz, ou seja, do Crucificado, e comunhão das Sagradas Reservas.Às 18h, procissão com a imagem do Senhor Morto.
No sábado, 15, às 21h, na Sé, a principal celebração de todo o ano litúrgico, a Vigília de Pascal, celebrada igualmente em todas as Igrejas Matrizis. Finalmente, encerrando o Tríduo, o Domingo de Páscoa, 16, que celebra a Ressurreição de Jesus, ponto central da fé cristã. Na Sé, batismo às 10h e missas às 7h, 9h e 17h e, às 19h, missa solene.
|
|||
