
Na quarta-feira, 19 de março, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu andamento a sua reunião analisando e discutindo importantes temas para a Igreja no Brasil. Um dos momentos de destaque, durante a manhã do encontro, foi a aprovação de uma carta destinada ao Papa Francisco, manifestando o carinho e a proximidade do episcopado brasileiro em relação ao Santo Padre, em especial, neste momento de enfermidade e provação em que passa.
Com a aprovação do Conselho Permanente, a carta recorda os doze anos do início do seu pontificado, celebrados, recentemente, no último dia 13. Na mensagem, os bispos expressam ainda afeto e proximidade neste período em que o pontífice segue internado no hospital Gemelli, em Roma, na Itália.
De acordo com o Conselho Permanente, este momento, é “oferecido pelo bem da Igreja e da humanidade, tem sido um significativo testemunho de doação e solidariedade para com os que sofrem”. Os bispos ainda destacaram que a sensibilidade pastoral do Papa e a sua ternura o têm mantido “profundamente em sintonia com os problemas e sofrimentos do nosso tempo”.
Confira o texto completo:
Brasília – DF, 19 de março de 2025
Solenidade de São José, esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria
V.S. S.
PAPA FRANCISCORef.: Carta de apoio e solidariedade ao Papa Francisco do Conselho Permanente da CNBB.
Querido Papa Francisco,
Na Solenidade de São José, patrono universal da Igreja, no qual comemoramos o 12º ano do início do seu ministério petrino, nós bispos reunidos no Conselho Permanente da CNBB, queremos expressar o nosso afeto e proximidade neste período de sua enfermidade e provação.
Este momento, oferecido pelo bem da Igreja e da humanidade, tem sido um significativo testemunho de doação e solidariedade para com os que sofrem. Sua sensibilidade pastoral e sua ternura o têm mantido profundamente em sintonia com os problemas e os sofrimentos do nosso tempo.
Estamos gratos por ser testemunha dos sofrimentos de Cristo que se prolongam no seu corpo que é a Igreja, e que atingem agora aquele que a preside na caridade e na unidade. Cremos que se realiza em sua vida o que professa São Paulo: “Completo na minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo” (Cl 1,24). Também, estamos comovidos pela sua decisão de não ocultar aos olhos do mundo seu processo de adoecimento e recuperação.
O povo brasileiro, manifestando unidade e comunhão com o Bispo de Roma, sempre reza por Vossa Santidade. Nesses últimos dias nossa gente tem intensificado orações e súplicas por suas intenções. Unidos numa mesma prece em cada celebração, manifestamos nosso desejo por sua pronta recuperação, para continuar nos confirmando na fé e na esperança.
Suplicamos a intercessão bondosa da Virgem Aparecida, nossa mãe e saúde dos enfermos, que lhe seja favorável e lhe alcance a graça de uma completa recuperação.
Com votos de saúde e paz, expressamos nossa estima e comunhão. Caminhamos juntos, como peregrinos da esperança, com o Sucessor de Pedro e o acompanhamos nesta fase de sua vida.
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
— Conselho Permanente —
Fonte: Portal A12 / Por FabianaCugolo / Com CNBB