Logo mais, às 19h, na Igreja Sant’Ana da Campina, situada na rua Padre Prudêncio, nº 95, o cônego João Paulo Celestino, pároco da Paróquia Menino Deus, será o pregador do sermão intitulado “Quaresma, tempo de conversão”. O acesso é aberto aos fiéis dentro da programação “Sermões quaresmais”, uma realização da Arquidiocese de Belém, sempre às quartas-feiras, nas igrejas históricas da capital paraense. A programação aberta ao público começou em 12 de março e prosseguirá até o dia 9 de abril.
Os sermões integram a programação quaresmal da Arquidiocese de Belém como uma das opções de eventos religiosos que buscam preparar a Igreja de Belém para bem viver a Semana Santa, um momento de exortação e pregação feitos por sacerdotes no apelo para a conversão pessoal e mudança de vida.
Os “Sermões” começaram dia 12 de março, às 19h, na Igreja Santo Alexandre, situada na praça Dom Frei Caetano Brandão, na Cidade Velha. Ali, ocônego José Gonçalo, pároco da Paróquia São Miguel, falou sobre o tema “Pela penitência da quaresma, corrigir nossos vícios”.
Dia 20, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, na rua Padre Prudêncio, 291, no bairro Campina, foi o local da pregação do cônego Vladian Alves, pároco da Paróquia Santíssima Trindade. Na ocasião, o sacerdote meditou o tema “Quaresma, tempo de transfiguração”.
Roteiro
A cada semana, o Sermão acontece em uma igreja histórica de Belém, conduzido por um sacerdote convidado. A pregação conta com a participação de um coro com canções sacras clássicas, proporcionando uma imersão na história, arte, cultura e piedade popular, além da valorização do patrimônio histórico.
As pregações continuam. No dia 2 de abril, quando o pregador será Don Leão Magno, prior do Mosteiro de São Bento, explanando para os fiéis o tema “Quaresma, a alegria de voltar a viver”. O sermão acontecerá na Capela Santo Antônio, situada na rua Frei Gil, em frente à praça Dom Macedo Costa.
O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, encerrará a programação dos “Sermões quaresmais” no dia 9 de abril com o tema “Quaresma, tempo de vida e não de morte”, na Sé Catedral, localizada na praça Dom Frei Caetano Brandão, na Cidade Velha.
Sermão
O sermão é uma antiga prática da Igreja que visa fomentar a fé e a prática piedosa entre os fiéis. Consiste em uma cerimônia com cantos sacros, orações e a parte central, que é o sermão propriamente dito – pregação feita pelo sacerdote.
A prática já é conhecida pelos Sermões da Sexta-feira Santa na Arquidiocese de Belém, onde todos os anos são convidados padres para refletir sobre a Paixão do Senhor, no Sermão do Encontro, Sermão das Sete Palavras e Sermão do Descendimento da Cruz.
Programação
- 02/04:19h, Capela Santo Antônio (Rua Frei Gil, em frente à praça Dom Macedo Costa)
- 09/04:19h,Catedral Metropolitana de Belém (Praça Dom Frei Caetano Brandão, Cidade Velha)
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Catedral Metropolitana de Belém (@catedraldebelem)
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Catedral Metropolitana de Belém (@catedraldebelem)