Dom Irineu preside ordenação diaconal de Frei Jonas Matheus

 
Aconteceu no último domingo, 23, por imposição das mãos e oração consecratória do Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, a ordenação diaconal do Frei Jonas Matheus Silva, da Ordem Franciscana, na Paróquia São Francisco de Assis, Capuchinhos, em Belém. A ordenação ocorreu durante celebração eucarística que contou com a presença de religiosos da ordem, familiares e amigos do recém-ordenado.
 
A celebração foi marcada pelo zelo litúrgico e grande número de fiéis, bem como vários frades da Província, entre eles o Ministro Provincial Frei Deusivan Santos Conceição, o Vigário Provincial, Frei Nilton Leandro Costa, os conselheiros provinciais, Frei Sílvio Pereira e Frei Hugo de Oliveira e vários outros estiverem presentes nesta solene liturgia. 
 
  Natural do município de Capanema, nordeste paraense, Frei Jonas Matheus é filho de Jovêncio Oliveira e Antônia do Carmo Sousa. De uma família católica praticante, já na infância Frei Jonas demonstrava vontade de servir quando brincava de celebrar missas.  Sua vontade foi fortalecida quando desempenhou a função de acólito durante cinco anos na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde também recebeu animação vocacional dos frades capuchinhos, responsáveis por aquela igreja desde 1964.

 
 
A formação do Frei Jonas teve início, de fato, em 2007, em São Luís, Maranhão com o Postulantado I, depois, em 2008, seguiu para Marabá, no Pará, para iniciar o Postulantado II. Em 2009, deu início ao Noviciado e entre 2010 e 2012, alcançou a licenciatura plena em Filosofia pela Faculdade Católica do Maranhão. Em 2013, realizou seu ano pastoral na cidade de Trizidela do Vale, no estado do Maranhão e desde 2014, iniciou o curso acadêmico de Teologia na Católica de Belém, concluindo este ano.
 
O lema escolhido por Frei Jonas “Pasce Agnos Meos” que traduzido do latim significa “Alimenta as minhas ovelhas”, é um trecho retirado do Evangelho de São João (21, 15). Segundo ele, o culto ao Sagrado Coração de Jesus e à Santíssima Eucaristia, a devoção mariana, o amor da espiritualidade franciscana ao Sacramento do Altar e à Palavra de Deus são os grandes motivadores para continuar seguindo rumo ao sacerdócio, assim como os exemplos de São Pio de Pietrelcina e São João Paulo II.
 
Em sua homilia, Dom Irineu destacou que desde a ordem presbiteral até o episcopado, os sacerdotes devem permanecer com a missão espiritual do diaconato, pois “o padre e o bispo, assim como todo o cristão são chamados a exercerem o serviço para o bem da Igreja”. Após a homilia, iniciou o Rito de Ordenação Diaconal com o propósito do eleito, a prece litânica, a imposição das mãos e prece de Ordenação, a paramentação e a entrega do Evangeliário.
 
Para o recém ordenado ao diaconato, na liturgia eucarística foi possível sentir a beleza e a presença do Espírito Santo: “um toque misericordioso de Deus que me elege e capacita-me para a missão como ministro ordenado”, afirmou Frei Jonas.
 
Ao final da santa missa foi oferecido pelo neo-diácono um solene almoço festivo. Atualmente participando de palestras em diversos encontros de formação de grupos, Frei Jonas desenvolve um trabalho na Escola da Fé e, também realizando assistência espiritual aos enfermos. 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também