A Diocese de Abaetetuba realizou nos dias 25 e 26 de março, a ‘Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral’, que aconteceu no Centro de Formação Cristã Laranjal, em Abaetetuba, e contou com a participação de Dom José Maria Chaves dos Reis – bispo diocesano, padre Nazareno Carvalho – coordenador de pastoral e os membros do Conselho que reúne diáconos, religiosas(os) e coordenadores diocesanos de grupos, pastorais e movimentos.
A pauta central da reunião foi a revisão e a partilha da experiência pastoral, olhando para o futuro e ajustando a caminhada da diocese, sobretudo, a partilha das quatro regiões episcopais Servo de Deus Dom Ângelo Frosi, São João VI, São João XXIII e São João Paulo II.
Padre Nazareno Carvalho explicou como é realizado o encontro do Conselho de Pastoral “Este momento é um fórum pastoral, em que a nossa diocese senta ao redor de nosso bispo para olhar a realidade com o sentimento de esperança, endereçando em direção ao jubileu, e não só, mas de como nós podemos avançar sempre mais”.
Para o padre Marcos José Belen Furtado, da cura da Catedral Santuário de Nossa Senhora da Conceição e vigário episcopal da região São Paulo VI, o encontro é importante para a vida e missão da diocese “é importante para o Conselho Pastoral, na luz do tema do ano santo que estamos vivenciando sermos peregrinos de esperança, é fundamental para a nossa vida e missão, juntamente com o povo de Deus, confiado à nossa fraqueza humana. Porque a oportunidade de revermos os nossos conceitos, acolher os testemunhos e buscar dar passos significativos para um crescimento não isolado, mas em comunhão com o povo que Deus nos confiou.
O interessante desta reunião é que amplia o nosso conhecimento, porque não é somente uma reunião monótona, mas é uma partilha de vida. partilha da vivência pastoral em cada região episcopal, a vivência pastoral de cada padre na vida e na missão das suas paróquias, em comunhão com o seu povo que é partilhada como incentivo, principalmente fazendo uma autoanálise daquilo que deu certo, daquilo que precisa melhorar e deste olhar de misericórdia diante de tantas situações que nós como presbíteros e missionários também somos submetidos a ter este olhar de esperança, ter este olhar de misericórdia, assim como o próprio Senhor. Então, a beleza de podermos nos encontrar mesmo diante da correria do dia a dia é poder desfrutar dessa experiência profunda de oração, de comunhão com a graça de Deus, neste tempo de retiro, de encontro com Cristo, também através da experiência, da vivência pastoral do dia a dia”, disse o vigário episcopal da região São Paulo VI.
A reunião encerrou com a Santa Missa, presidida pelo padre Nazareno Carvalho, e sendo concelebrada pelo clero diocesano presente. Na ocasião, foi realizada um gesto concreto da Campanha da Fraternidade – CF 2025, onde os padres plantaram duas mudas de plantas no jardim do Centro de Formação Cristã.
Fonte: Regional Norte 2 / Por Pascom / Diocese de Abaetetuba