
De 12 a 28 de abril, o Movimento Brasil com Fé, junto ao Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor, vai realizar o evento “BRASIL COM FÉ – Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”. A cruz original da celebração sairá em Peregrinação do Museu da Sé, em Braga, em Portugal, e peregrinará por várias cidades de Portugal e do Brasil.
O evento também vai abrir os festejos dos 200 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, iniciadas com o Tratado de Paz, Amizade e Aliança entre o Império do Brasil e o Reino de Portugal, em 1825.
A primeira missa celebrada no Brasil, em 26 de abril de 1500, na Praia de Coroa Vermelha, Aldeia do Descobrimento, município de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, é amplamente reconhecida como marco fundacional da história nacional. Presidida pelo franciscano Frei Henrique de Coimbra, essa celebração foi mais do que a consagração de uma nova terra ao cristianismo: foi um encontro profundo e transformador entre culturas, crenças e cosmovisões.
A cruz original, atualmente preservada no Museu da Sé, em Portugal, transcende seu significado religioso, simbolizando amor, união e interconexão entre povos. NesteAno Jubilar, marcado pela esperança e desejo de renovação, a Peregrinação desta cruz une passado e presente, reforçando valores de fraternidade e celebrando a rica diversidade cultural e espiritual. O evento também visa promover o diálogo de cooperação entre instituições de destaque.
Sobre o Movimento Brasil com Fé
O Movimento Brasil com Fé nasce como uma voz unificada em defesa da fé e da liberdade religiosa. É um movimento livre, independente de crenças ou denominações, que reconhece e protege o direito de cada indivíduo à sua expressão religiosa, sem medo, sem perseguição, sem intolerância.
A fé é um direito humano fundamental, garantido pela Constituição Brasileira, que assegura a liberdade de crença e o respeito à diversidade religiosa. No entanto, atualmente, a intolerância, o desrespeito e o proselitismo agressivo ameaçam a vivência.