Em Sorocaba, Dom Julio fala sobre missão em Belém

O Papa o nomeou Arcebispo Coadjutor junto a Dom Alberto

A Arquidiocese de Belém convida o povo de Deus para acompanhar, ao vivo, a entrevista coletiva que Dom Júlio Endi Akamine concederá à Imprensa nesta quinta-feira, 3 de abril, às 9h30. O Arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba falará sobre a sua nomeação como Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Belém (PA). A entrevista será retransmitida pelos veículos da Rede Nazaré de Comunicação (Rádio Nazaré FM – 91.3 Mhz e TV Nazaré, canal 30).

Dom Júlio receberá jornalistas no auditório Dom José Lambert, na Cúria Metropolitana, localizada à avenida Dr. Eugênio Salerno, n100, na cidade de Sorocaba, interior do Estado de São Paulo.

O Papa Francisco nomeou Dom Júlio como Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Belém do Pará, anunciada em 7 de março pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e formalizada para o rebanho belenense no mesmo dia pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, por meio de pronunciamento oficial veiculado pela Rede Nazaré de Comunicação.

O Santo Padre acolheu o pedido do Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa, de poder contar com a colaboração de um arcebispo coadjutor, nomeou Dom Júlio Endi Akamine como Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Belém do Pará, transferindo-o de Sorocaba (SP). Dom Júlio preside o regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

À ocasião de sua nomeação, Dom Júlio dirigiu à Arquidiocese de Belém a sua saudação: “Com a alegria exigente da fé em Cristo, a consciência confiante na Providência divina e a obediência pronta e agradecida à Igreja, aceitei a nomeação como Bispo Coadjutor da Arquidiocese de Belém do Pará feita pelo Papa Francisco”.

Ele continua: “Dirijo a todos minha afetuosa e paternal saudação. Porque sou filho da Igreja, desejo exercer entre e perante vós a paternidade episcopal. Espero poder, no exercício do encargo a mim confiado, ser um peregrino na “esperança que não engana”. Com esse propósito, volto meu olhar para a Mãe da Esperança que, nas vicissitudes da vida, vem em nosso auxílio, apoia-nos e convida-nos a ter fé e a continuar a esperar”.

Dom Júlio nasceu em 30 de novembro de 1962, em Garça (SP). Foi ordenado padre pela ordem dos Sacerdotes da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) em 24 de janeiro de 1988. Foi ordenado Bispo Auxiliar de São Paulo em 2011 e, em 2016, foi anunciado como novo Arcebispo de Sorocaba (SP), sendo o quinto bispo da cidade e o terceiro arcebispo.

Compartilhe essa Notícia

Leia também