Papa agradece salesianos pelo “bem que fazem em todo o mundo”

Participantes do XXIX Capítulo Geral da Congregação Salesiana /Foto: ANS
Participantes do XXIX Capítulo Geral da Congregação Salesiana /Foto: ANS

O Papa Francisco enviou uma mensagem nesta segunda-feira, 7, aos participantes do XXIX Capítulo Geral da Congregação Salesiana. Eles estão vivendo a última semana dos trabalhos iniciados em 16 de fevereiro no coração da obra salesiana, no complexo de Valdocco, na cidade italiana de Turim.

O período de espiritualidade, análise e decisões para o sexênio 2025-2031 (que termina no próximo sábado, 12) já elegeu o novo reitor-mor da Sociedade de São Francisco de Sales, padre Fabio Attard, que foi saudado pelo Pontífice no texto. O Santo Padre desejou um bom trabalho ao sacerdote e agradeceu o Cardeal Ángel Fernández Artime pelo serviço que prestou ao Instituto nestes anos. O purpurado é um dos novos cardeaiscriados por Francisco no Consistório de 30 de setembro de 2024.

Apaixonados por Cristo

Não podendo encontrar pessoalmente os salesianos, por causa do período de recuperação na Casa Santa Marta, o Papa enviou a mensagem por ocasião do Capítulo Geral e também pelo aniversário de 150 anos da primeira expedição missionária de Dom Bosco à Argentina: “embora à distância, desejo encorajá-los a viver este tempo de escuta do Espírito e de discernimento sinodal com confiança e comprometimento”. 

Ao fazer referência ao tema de trabalho escolhido “Salesianos apaixonados por Jesus Cristo e entregues aos jovens”, Francisco afirmou: “É um belo programa: ser ‘apaixonado’ e ‘entregue’, deixar-se envolver totalmente pelo amor do Senhor e servir aos outros sem guardar nada para si, como fez o Fundador de vocês em seu tempo. Embora hoje, em comparação com aquela época, os desafios a serem enfrentados tenham mudado um pouco, a fé e o entusiasmo permanecem os mesmos, enriquecidos com novos dons, como aquele da interculturalidade.”

O Pontífice finalizou a mensagem agradecendo “pelo bem que fazem em todo o mundo”, com salesianos espalhados nos cinco continentes, e encorajando “a continuar com perseverança”. Pediu ainda, como sempre, para que rezassem por ele.

Fonte: Canção Nova

Compartilhe essa Notícia

Leia também