Santarém realiza Missa do Crisma

Antes da celebração acontece a Caminhada Peregrina do Clero Arquidiocesano

Dom Irineu Roman jogando o perfume no óleo do Crisma. Foto: Pascom Catedral
Dom Irineu Roman jogando o perfume no óleo do Crisma. Foto: Pascom Catedral

 

Nesta quinta-feira, 10 de abril, a Arquidiocese de Santarém realiza a tradicional Missa do Crisma (também conhecida como Missa dos Santos Óleos). Será na Igreja Nossa Senhora de Fátima, bairro de Fátima, às 19h, e presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman. Mas antes, terá a Caminhada Peregrina do Clero Arquidiocesano, saindo da Igreja São Raimundo Nonato, bairro Aldeia, às 18h, com destino à Igreja de Fátima. Esse momento deve contar com a presença do arcebispo, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas. Esta caminhada faz parte das celebrações do Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco.

Nesta missa, os padres da arquidiocese irão renovar suas promessas sacerdotais e será dada a bênção aos três óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma.

Renovação das promessas sacerdotais

As notícias históricas apontam que a Missa do Crisma era realizada já no século V d.C. É o momento em que os padres renovam suas promessas sacerdotais, proferidas no dia da ordenação sacerdotal de cada um, e onde é realizada a bênção dos óleos usados em momentos especiais durante o ano.

Padres renovam as promessas sacerdotais na Missa do Crisma. Foto: Pascom Catedral
Padres renovam as promessas sacerdotais na Missa do Crisma. Foto: Pascom Catedral

 

Os Santos Óleos

O óleo do Crisma é uma mistura de óleo e bálsamo, significa plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Crisma, no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus

O óleo dos Catecúmenos é utilizado antes do rito da água e significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno. Os catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças.

O óleo dos Enfermos é usado no sacramento dos enfermos, e significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive, a morte, se for vontade de Deus. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

Óleos do Crisma, Catecúmenos e dos Enfermos. Foto: Pascom Catedral
Óleos do Crisma, Catecúmenos e dos Enfermos. Foto: Pascom Catedral

 

Transmissão da Missa

A Missa será transmitida pela Rádio Rural de Santarém 91.1 FM, TV Encontro (Canal 26.1) e Redes Sociais (facebook e youtube da TV Encontro).

Fonte: Arquidiocese de Santarém / Por Aritana Aguiar – Ascom Arquidiocese

Compartilhe essa Notícia

Leia também