Cruz original da primeira missa no Brasil

Em Belém a cruz chega no dia 23, às 20h missa na catedral metropolitana

Primeira Missa no Brasil, quadro de Victor Meirelles | Imagem: Domínio público
Primeira Missa no Brasil, quadro de Victor Meirelles | Imagem: Domínio público

A cruz original usada na celebração da primeira missa no Brasil vai peregrinar por várias cidades de Portugal e do Brasil entre os dias 12 e 27 de abril. A peregrinação celebra os 525 anos da primeira missa no Brasil.

Os portugueses chegaram ao Brasil em 22 de abril de 1500, com 13 caravelas sob o comando de Pedro Álvares Cabral. Ao avistar um monte do mar, ele o chamou de Monte Pascoal, por ser oitava de Páscoa, e deu à terra o nome de Terra de Vera Cruz.

Depois de desembarcar em terra firme e ter os primeiros contatos com os índios, seguiram a bordo de suas caravelas para um lugar mais protegido, parando na praia da Coroa Vermelha, Aldeia do Descobrimento, município de Santa Cruz Cabrália, na Bahia. Lá, em 26 de abril de 1500, foi celebrada a primeira missa pelo frei Henrique de Coimbra e outros sacerdotes.

“Queremos a partir da peregrinação dessa cruz, que comunicará a redenção do Nosso Senhor levar esperança ao povo brasileiro”, disse o padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor, na coletiva de imprensa ontem (7) no santuário.

A peregrinação “BRASIL COM FÉ – Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz” é organizada pelo movimento Brasil com Fé, santuário Cristo Redentor, da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), e Instituto Redemptor.

A peregrinação da cruz também celebra os 200 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, iniciadas com o Tratado de Paz, Amizade e Aliança entre o Império do Brasil e o Reino de Portugal, em 1825, três anos depois da Independência do Brasil.

“O catolicismo no Brasil existe por causa do catolicismo presente em Portugal”, disse o padre Omar na coletiva de imprensa. “As nossas práticas devocionais, as nossas celebrações litúrgicas têm origem na fé do povo português”.

Uma comissão de brasileiros, incluindo um representante pataxó, tribo originária do local onde foi feita a primeira missa, viajou para Portugal para trazer a cruz que fica guardada no Tesouro-Museu da Sé de Braga, em Portugal.

A cruz vai sair de Braga no dia 12 de abril, passará pelas cidades portuguesas de Fátima, Caiscais, Almada e Lisboa, onde haverá uma missa na capela da embaixada do Brasil no dia 14 de abril, última celebração antes de a cruz viajar para o Brasil.

Cruz original usada na primeira missa no Brasil. Crédito: Tesouro-Museu da Sé de Braga.
Cruz original usada na primeira missa no Brasil. Crédito: Tesouro-Museu da Sé de Braga.

Percurso da peregrinação da cruz original da primeira missa no Brasil

 A cruz chegará a São Paulo (SP) no dia 15 de abril. A primeira celebração será uma missa na catedral metropolitana, celebrada pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro cardeal Scherer, às 12h. Em seguida, uma procissão liderada pelos Arautos do Evangelho sairá da catedral em direção do Pátio do Colégio, local da fundação da cidade de São Paulo.

No dia 16 de abril, a cruz estará na região conhecida como o Vale da Fé, visitando as cidades de Cachoeira Paulista (SP), Aparecida (SP) e Guaratinguetá (SP).

Na Quinta-feira Santa, 17 de abril, a cruz vai para o Rio de Janeiro (RJ), onde estará na missa do Crisma celebrada pelo arcebispo, dom Orani João cardeal Tempesta, às 9h, na catedral metropolitana.

Na Sexta-feira Santa, 18 de abril, a cruz estará em Porto Alegre (RS), para a Celebração da Paixão do Senhor na catedral metropolitana de Porto Alegre, no Centro Histórico, às 15h, que será celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime cardeal Spengler. 

No Sábado Santo, 19 de abril, a cruz volta para o estado do Rio de Janeiro, onde estará na cidade de Maricá (RJ) às 10h para uma oração e o Ofício das Leituras, conduzidos pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Niterói, dom Geraldo de Paula Souza. A oração será no Memorial José de Anchieta, em Araçatiba, com a participação de indígenas de Maricá e do Rio de Janeiro.

Às 17h30, a cruz vai para o Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, para a Vigília Pascal.

No domingo de Páscoa, 20 de abril, a cruz estará novamente na catedral metropolitana do Rio de Janeiro para a missa às 8h da Ressurreição de Jesus Cristo, celebrada por dom Orani. Depois, vai para um almoço de Páscoa para cerca de 3 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

No dia 21 de abril, chegará a Brasília (DF) para a missa das 10h na catedral Nossa Senhora Aparecida. A missa será rezada pelo arcebispo, cardeal Paulo Cezar Costa, por ocasião do jubileu da arquidiocese e pelo aniversário de Brasília. No dia seguinte, ela vai para a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) às 8h e depois para uma Sessão Solene no Congresso Nacional e o Lançamento do Selo Comemorativo do “Jubileu dos 525 Anos da Primeira Missa no Brasil” dos Correios. Às 12h será rezada uma missa com a Frente Parlamentar Católica, e às 15h haverá uma sessão solene no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em 23 de abril, a cruz vai para Belém (PA) onde às 20h será celebrada uma missa na catedral metropolitana, na Cidade Velha, pelo Cuidado da Casa Comum. No dia seguinte, estará às 7h numa missa na basílica santuário de Nossa Senhora de Nazaré e às 9h30 visitará a sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).

A cruz chega a Salvador (BA) em 25 de abril, e sai em procissão da basílica santuário Senhor do Bonfim, no Largo do Bonfim, às 11h, para o santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, onde haverá missa às 12h. Às 18h haverá uma ação cultural em frente à Igreja e Convento São Francisco, no Pelourinho.

A peregrinação termina em Porto Seguro (BA), no dia 26 de abril, dia em que se celebram os 525 Anos da primeira missa no Brasil. Às 13h haverá uma carreata com a cruz saindo da paróquia São Sebastião em direção ao local onde ocorreu a celebração histórica, em Santa Cruz Cabrália. Às 14h30, a Procissão de Nossa Senhora da Esperança sairá da Praça da Juventude, em Coroa Vermelha, e irá até a Praça do Cruzeiro, também em Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, onde será a Missa Pontifical dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil, rezada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Sérgio cardeal da Rocha, às 16h.

Fonte: ACI Digital / Por Nathália Queiroz

Compartilhe essa Notícia

Leia também