
A Primeira Congregação Geral dos cardeais aconteceu nesta terça-feira, 22. Estiveram presentes na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano, cerca de 60 cardeais. A reunião foi iniciada com um momento de oração pelo Papa Francisco, cujas exéquias serão realizadas neste sábado, 26.
Os cardeais juraram observar fielmente as normas da Constituição Apostólica UniversiDominiciGregis relativas à vacância da Sé Apostólica e à eleição do Romano Pontífice, e cantaram o Adsumus. Foram lidos os parágrafos 12 e 13 da Constituição Apostólica e o camerlengo, Cardeal Farrel, leu o Testamento espiritual de Francisco, divulgado nesta segunda-feira, 21, à noite.
Segunda Congregação
Foram decididas, conforme anunciado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, as datas da trasladação e das exéquias. A Segunda Congregação Geral será realizada na tarde desta quarta-feira, 23, às 17h, já que pela manhã os cardeais participarão da transladação.
A missa de domingo, 27, na Praça São Pedro, será presidida pelo secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, e será a segunda das Novendiais: missa exequial. As missas Novendiais serão celebradas todos os dias às 17h.
Auxiliares do camerlengo
Foram sorteados os três cardeais da Comissão que auxilia o Camerlengo nas decisões ordinárias: Parolin, StanisławRyłko e Fabio Baggio – um para cada ordem que compõe o Colégio (a dos bispos, presbíteros e diáconos). Os cardeais desta comissão são sorteados a cada 3 dias.
A conta X da Secretaria de Estado anunciou que nesta terça-feira, às 19h30 (horário de Roma), o arcipreste da Basílica de São Pedro, Cardeal Mauro Gambetti, presidirá o Terço para o Papa Francisco na Praça São Pedro.
Suspensas as celebrações de beatificação
Até que o novo Papa seja eleito, o Colégio Cardinalício decidiu suspender as celebrações de beatificação programadas.
Fonte: Canção Nova