
A eleição de um novo Papa é um dos momentos mais solenes da Igreja Católica. Fiéis ao redor do mundo aguardam com expectativa a revelação da varanda central da Basílica de São Pedro: Habemus Papam!
Neste post do A12, você vai entender como funciona essa cerimônia tradicional e o que marca a primeira aparição pública do novo Pontífice após o Conclave.
No dia 13 de março de 2013, foi eleito o primeiro Papa jesuíta e latino americano com o nome de Francisco. O tradicional Habemus Papam na eleição do Papa Francisco foi dito pelo cardeal Francês Jean-Louis Tauran, escolhido como protodiácono.
Neste Conclave, o escolhido para a função também é francês: Dominique Mamberti. Ele foi nomeado cardeal em 14 de fevereiro de 2015 pelo Papa Francisco e anunciará o novo sucessor de Pedro na varanda central da Basílica de São Pedro.
O que marca a aparição do novo Pontífice?
- Anúncio do protodiácono: quando a eleição é aceita, ele pronuncia em latim:
“Anuncio-vos uma grande alegria; Temos um Papa: O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor (diz o nome de batismo do eleito) que se impôs o nome de (nome pelo qual será chamado)”.
- Aparição pública: em seguida, o novo Papa surge de dentro da basílica, com as vestes brancas, e ao lado do protodiácono, deixará sua primeira mensagem para todos os fiéis como Pontífice.
- Bênção papal: Por fim, ele realiza a sua primeira bênção especial à cidade de Roma e ao mundo inteiro, chamada “Urbi et Orbi”.
Essa é a cerimônia que marca a aparição pública do novo Papa após sua eleição. Mais do que uma formalidade, o Habemus Papam representa o início de um novo capítulo para a Igreja Católica e seus fiéis.
Aguardemos confiantes, para em breve, conhecermos o Papa escolhido pelo Espírito Santo para a condução da Santa Igreja nos próximos anos.
Fonte: Portal A12 / Por Giovana Marques