Peregrinações jubilares em Conceição do Araguaia

Paróquias de Floresta do Araguaia e de Rio Maria dão início às peregrinações

Nos dias 3 e 4 de maio, os peregrinos das paróquias Nossa Senhora das Dores (Floresta do Araguaia) e Nossa Senhora Aparecida (Rio Maria) chegaram à matriz da nossa Diocese para dar início às peregrinações jubilares. Na ocasião, vieram 22 peregrinos de Rio Maria e 55 de Floresta, acompanhados pelos seguintes clérigos: Pe. Pedro Viana, Pe. Joaquim Teixeira, Diác. João Luís e Diác. Rodrigo Simões.

Ao final da tarde de sábado, as caravanas chegaram à Chácara Diocesana. Lá, puderam se hospedar e participar dos momentos propostos para a peregrinação: celebração penitencial, adoração ao Santíssimo, confissões e colóquios sobre o tema da Esperança. Para essa primeira peregrinação, estiveram presentes o Pe. Hélder Salvador (vigário geral da Diocese) e o Pe. Leonardo Miranda (organizador das peregrinações em Conceição do Araguaia).

Na manhã do dia seguinte, os peregrinos saíram em caminhada até o Salão Paroquial — pois a Catedral está em reforma. Após percorrerem algumas ruas da cidade, houve uma parada na Escola Bráulia Gurjão para o café da manhã e um colóquio espiritual com o Pe. Leonardo. Em seguida, a peregrinação prosseguiu.

Antes de chegarem ao Salão Paroquial, os peregrinos puderam entrar na Catedral, mesmo em meio à reforma — e foi um momento muito belo para quem adentrou a casa-mãe da nossa Diocese, que, por sinal, está ficando ainda mais bela.
Logo depois, os “peregrinos da Esperança” se dirigiram ao Salão. Antes de entrarem, Pe. Pedro Viana abordou alguns pontos importantes sobre o Ano Jubilar que estamos vivendo e as graças que recebemos por meio dele. Ao som do hino oficial do Jubileu 2025, cantado pelo Ministério de Música, os fiéis adentraram o recinto e se prepararam para o ápice do dia: a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Hélder Salvador. Ao término da Missa, todos se dirigiram de volta à Chácara Diocesana, onde puderam almoçar e, assim, retornar às suas paróquias, renovados pela chama viva da Esperança.

Assim foi a primeira peregrinação! Que venham as próximas!
Gostaríamos de destacar aqui a presença e a ajuda dos servos da Paróquia Catedral, que contribuíram para possibilitar um verdadeiro encontro com Cristo. Que Deus abençoe a todos os envolvidos!

Fonte:  Texto: Pascom Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia / Fotos: Luzinete Rodrigues e Kewry.

Compartilhe essa Notícia

Leia também