A Igreja já tem seu novo Papa. Às 13h (hora de Brasília) a esperada fumaça branca saiu pela chaminé da Capela Sistina, anunciando ao mundo que o Sumo Pontífice já foi escolhido para pastorear cerca de 1 bilhão e 390 milhões, segundo dados de 2022, um aumento relativo de 1,0% de católicos batizados no planeta.
Presidido pelo Cardeal Pietro Parolin, o conclave na Capela Sistina, no Vaticano, começou na última quarta-feira, 7 de maio, para eleger o Pontífice sucessor do Papa Francisco.
A primeira etapa do conclave encerrou com a emissão de fumaça na cor preta, liberada pela chaminé da Capela Sistina por volta das 21h desta quarta-feira (16h em Brasília), indicando que ainda não havia consenso entre os 133 cardeais votantes.
Ao final do processo eleitoral da manhã desta quinta-feira, os fiéis que lotam a Praça São Pedro, em Roma, exultam em alegria por este momento histórico para a Igreja.
Aguardamos os procedimentos protocolares que ocorrem neste momento na Capela Sistina para o anúncio oficial do nome do novo Papa.
Fotos: Vatican Media