Belém prepara-se para acolher Dom Júlio

Arcebispo Coadjutor chega dia 19 de maio, às 20h20

Atual Administrador Arquidiocesano da Arquidiocese de Sorocaba (SP), Dom Julio Endi Akamine, assumirá a função de Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Belém no próximo dia 31 de maio. A Igreja particular da capital do Estado do Pará cumpre todas as providências para acolhê-lo.

À frente da comitiva que o aguardará no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans dia 19 de maio, às 20h20, estarão os anfitriões Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, e seu Bispo Auxiliar, Dom Paulo Andreolli. Dom Júlio passará a pastorear Igreja de Belém juntamente com o Arcebispo Dom Alberto.

Comunicação Oficial da Arquidiocese de Belém, a Rede Nazaré de Comunicação estará cobrindo a chegada de Dom Júlio. Desde às 19h30 do dia 19, o povo de Deus já poderá acompanhar ao vivo a movimentação, direto do aeroporto, através da Rádio Nazaré FM (91.3Mhz) e da Rede Nazaré de Televisão (TV Nazaré-canal 30).

Momento histórico para a Igreja de Belém! É o que anuncia a Arquidiocese de Belém pelas suas redes sociais a respeito da chegada de seu Arcebispo Coadjutor. “Vamos juntos acolher com fé e alegria Dom Júlio! Sua presença faz a diferença. Vamos dar as boas-vindas ao nosso Arcebispo Coadjutor!”, diz o convite que já ressoa entre o povo de Deus.

A programação de acolhida

Organizada pela Arquidiocese de Belém, a programação de acolhida a Dom Júlio consta da sua recepção no aeroporto pelos Bispos Dom Alberto e Dom Paulo. Apresentações culturais, música e devoção vão animar o desembarque do pastor.

Finalizadas as apresentações da recepção no aeroporto, um breve cortejo conduzirá Dom Júlio até a Residência Episcopal, situada no bairro Nazaré, à travessa Doutor Moraes, nº 46. À frente da casa episcopal, o Coro da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré o recepcionará com uma apresentação e, em seguida, Dom Júlio receberá da Arquidiocese uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Arcebispo Coadjutor

Repercute na Arquidiocese de Belém a chegada de Dom Júlio, a cada notícia acerca de sua vinda para a igreja paraense. Pimentel Silva saúda o pastor: “Seja bem vindo a nossa Belém de Nazaré!”; “Legal! Seja bem vindo a nossa cidade de Belém. Vi ele celebrando em Sorocaba”, manifesta-se Cléo Santos. Com alguma dúvida, mas festiva, Isa Rocha também o acolhe: “Seja bem vindo a nossa cidade, não entendo muito bem, ele será o Arcebispo?”. Quem já compreendeu um pouco a nova missão de Dom Júlio, como Dimitri Cunha da Silva, ajuda a esclarecer, a seu modo: “É bispo coadjutor. Será Arcebispo”.

A Arquidiocese de Belém recebe Dom Júlio Endi Akamine em razão de ele ter sido nomeado em março de 2025, ainda pelo Papa Francisco, como Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Belém do Pará, onde Dom Alberto Taveira Corrêa é o Arcebispo Metropolitano. Dom Júlio chega com a missão de ajudar Dom Alberto na governança pastoral, atuando junto com ele na missão episcopal.

Dom Alberto aproxima-se dos 75 de idade. Seguindo a norma estabelecida pelo Código de Direito Canônico (Cân. 401-§1), que determina que os bispos apresentem seu pedido de renúncia ao Santo Padre ao atingirem essa idade, Dom Alberto assim procedeu, apresentando à Santa Sé o seu pedido de renúncia e aguarda o Papa avaliar e decidir sobre a aceitação da renúncia e o momento oportuno para sua efetivação.

Atento ao bom andamento do governo pastoral, Dom Alberto também apresentou ao Papa Francisco o desejo de poder contar com a colaboração de um arcebispo coadjutor. Acolhendo o pedido do Arcebispo de Belém, o Pontífice nomeou Dom Júlio Endi Akamine para ser esse Arcebispo Coadjutor, transferindo-o da Arquidiocese de Sorocaba (SP) para a da Arquidiocese de Belém do Pará.

Primeiras atividades em Belém

Depois de desembarcar no Pará, Dom Júlio terá seus primeiros compromissos no dia 21 de maio, quarta-feira.

A primeira atividade será uma entrevista coletiva à Imprensa promovida pela Arquidiocese de Belém às 9h30, dando início às apresentações do pastor ao rebanho. O encontro com os jornalistas será na sede da Cúria Metropolitana de Belém, localizada na avenida Governador Malcher, 915, bairro Nazaré. A coletiva será transmitida ao vivo pela TV Nazaré (canal 30) e pela Rádio Nazaré FM (91.3Mhz).

Às 12h, Dom Júlio presidirá a Santa Missa na Capela da Residência Episcopal. A celebração eucarística será transmitida ao vivo pela TV Nazaré, pois esta Missa integra a grade de programação da Rede Nazaré de Televisão, de segunda a sexta-feira, sempre ao meio dia.

Apresentação oficial de Dom Júlio

O povo de Deus na Arquidiocese de Belém terá seu primeiro momento com o Arcebispo Coadjutor no dia 31 de maio, às 9h, na Santa Missa Solene de sua apresentação na Catedral Metropolitana de Belém.

Participe da Missa de apresentação de Dom Júlio. A Catedral fica na praça Dom Frei Caetano Brandão no bairro Cidade Velha.

Fotos: Divulgação Pessoal | RCC Arquidiocese de Sorocaba

Compartilhe essa Notícia

Leia também