
Nesta segunda-feira, 19 de maio, acolhemos com alegria Dom Julio EndiAkamine, SAC, Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Belém do Pará.
A primeira recepção foi no Aeroporto Internacional de Belém, recepcionado pelo arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, pelo bispo auxiliar, Dom Paulo Andreolli, por membros do clero e fiéis. A recepção contou ainda com a apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros.
Dom Alberto deu as boas vindas a Dom Julio: “A arquidiocese o recebe, o senhor foi muito aguardado desde que soubemos sua nomeação uma grande alegria tomou conta de nosso coração, especialmente de Dom Paulo e eu (Dom Alberto) e temos a certeza de poder caminhar juntos com essa presença forte que chega de sabedoria, de pastoreio, vindo de uma experiência tão bonita como aquela que o senhor viveu em Sorocaba”.
Em suas primeira palavras Dom Julio fez um único pedido: “Quero agradecer a Dom Alberto e Dom Paulo por essa calorosa acolhida, Eu gostaria de pedir que não perguntem para se estou feliz, não perguntem se estou gostando, vocês são amáveis, não tem como o pastor não amar suas ovelhas. Contem com minhas orações, com meu empenho e vamos caminhar todos juntos. Muito Obrigado”.
Logo após sua chegada ao aeroporto da capital paraense, Dom Julio seguiu em carreata em direção à Residência Episcopal, sendo calorosamente homenageado por diversas paróquias ao longo do trajeto.
A programação foi encerrada na Residência Episcopal com o Coro da Guarda Nazaré e a entrega da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), sinal de carinho, fé e acolhida do povo paraense.
A Arquidiocese de Belém e o povo paraense deseja que o ministério de Dom Julio seja repleto de bênçãos e guiado pela luz do Evangelho. Sua presença entre nós seja sinal de comunhão e renovação na missão evangelizadora da nossa Igreja. Que seu ministério seja abençoado e fecundo na terra de Nossa Senhora de Nazaré!
Apresentação
Apresentação de Dom Julio Endi Akamine na Arquidiocese de Belém será no dia 31 maio, às 9h, na Catedral de Belém, com Missa Solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Paulo Andreolli, e contará com presença do clero arquidiocesano, pastorais, movimentos, novas comunidades e paroquianos das 109 paróquias da Arquidiocese de Belém.
Sobre a nomeação de Dom Julio
No dia 7 de março de 2025, o Papa Francisco nomeou Dom Julio Endi Akamine, como Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Belém do Pará, atendendo ao pedido de colaboração feito por Dom Alberto Taveira Corrêa, atual Arcebispo Metropolitano.
A partir da apresentação de Dom Julio no dia 31 de maio, a Arquidiocese de Belém contará com dois arcebispos: Dom Alberto continuará no governo pastoral até que o Papa aceite sua renúncia, passando a ser Arcebispo Emérito, momento em que Dom Júlio assumirá automaticamente como Arcebispo Titular. Até lá, Dom Alberto seguirá desempenhando suas funções normalmente.
Deus abençoe Dom Julio e rezemos juntos pelo seu pastoreio!
Seja bem-vindo pastor!
João Moreira – @eunetomoreira / Pascom Arquidiocesana | Sandro Barbosa – @sandro_sbarbosa
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Rede Nazaré de Comunicação (@redenazare)