Alegria e disposição para o serviço na construção do Reino de Deus. Estas foram, em síntese, as informações em relevo no encontro de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, com Dom Julio Endi Akamine, na saudação da chegada do Arcebispo Coadjutor para a Arquidiocese de Belém, acolhido na noite desta segunda-feira, 19 de maio, no Aeroporto Internacional de Val-de- Cans.
Recepcionado pelo Arcebispo Dom Alberto, junto com o seu Bispo Auxiliar Dom Paulo Andreolli, além de representantes do Clero Arquidiocesano, da Vida Religiosa e das comunidades representantes das paróquias arquidiocesanas, Dom Júlio desembarcou em solo paraense ao som dos acordes da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, e sob a animação do expressivo grupo de pessoas que o aguardavam no aeroporto.
A Rede Nazaré de Comunicação e a Imprensa local registraram a chegada do pastor. Ainda no aeroporto, ele concedeu entrevista aos jornalistas. As primeiras palavras de Dom Julio foram em tom de oração pela memória do padre Cleiton Liker, Vigário Episcopal da Região Menino Deus e pároco da Paróquia São Pio de Pietrelcina, falecido ontem.
Seguidamente, Dom Julio saudou os fiéis da Arquidiocese de Belém, expressando sua gratidão pela “calorosa acolhida”, afirmou seu empenho na missão que lhe foi confiada e: “…contem com meu empenho e minhas orações”.
“Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Quero agradecer a Dom Alberto e a Dom Paulo por esta acolhida, por esta calorosa acolhida de todos vocês. Gostaria também, hoje, de pedir as orações de todos. Fiquei sabendo no voo que um padre faleceu hoje aqui na Arquidiocese de Belém, padre Kleiton. Então, ele faleceu. Eu gostaria de pedir que todos hoje rezassem por ele. “O eterno repouso dê a ele, Senhor, e a luz perpétua o ilumine. Repouse em paz. Amém”.
Alegria e tristeza. Nós nos alegramos com os que se alegram, e ficamos tristes com os que se entristecem porque estão todos unidos em Cristo. A tristeza de uns não diminui a alegria cristã não é ofensa ou indiferença à tristeza de outros.
Fico muito contente em encontrar com todos vocês, e ainda mais contente com a perspectiva de encontrar ainda muitos outros aqui na Arquidiocese de Belém. Eu gostaria de pedir, já desde o início, uma coisa, ou melhor, eu gostaria de proibir uma coisa.
Primeira coisa: eu gostaria que vocês não perguntassem pra mim se eu estou feliz, não me perguntem se eu estou gostando. Vocês são amáveis! Não tem como um pastor não amar suas ovelhas. Contem com minhas orações, contem com meu empenho! E vamos caminhar todos juntos! Muito obrigado!”
O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto, também concedeu entrevista à Imprensa ressaltando a sua grande alegria em receber Dom Julio. Na ocasião, declarou ser “uma grande alegria receber esse novo arcebispo. Ele se dispôs a vir trabalhar como coadjutor, o que quer dizer que ele chega para trabalhar junto comigo, junto com Dom Paulo, junto com o Povo de Deus em nossa arquidiocese”.
Dom Alberto informa que Dom Julio “trabalhará junto comigo nos próximos meses. Eu deverei apresentar minha renúncia agora. No momento em que minha renúncia for aceita (e isso não acontece imediatamente, frisa Dom Alberto), ele será, depois, o sucessor”.
O Arcebispo de Belém informou a todos que “eu pedi ao Santo Padre (ainda o Papa Francisco) que me desse um coadjutor. Para honra nossa, foi nomeado como novo Arcebispo Coadjutor Dom Julio Akamine, até agora, Arcebispo de Sorocaba. E ele se dispôs, a chamado do Papa, estar aqui conosco para trabalharmos juntos por nossa Arquidiocese de Belém”.
Fotos: Sandro Barbosa