Cerca de 500 músicos e cantores membros de bandas, ministérios ou grupos musicais católicos participaram na última segunda-feira (30/6) do Encontro de Músicos Católicos com o bispo diocesano Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB. O evento inédito teve como foco a relação música e liturgia com orientações práticas para a música durante a missa e atuação pastoral dos grupos.
De acordo com Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, a realização do evento surgiu de um encontro informal com líderes de grupos de música que compartilharam a necessidade se reunir os grupos de música atuantes nas comunidades e lhes propor um direcionamento para a atuação pastoral, bem como a criação de uma rede de contatos e troca de ideias, carismas e missão.
O bispo diocesano destacou a importância de se recordar alguns “princípios fundamentais da música litúrgica”, estimulando boas atitudes por parte dos músicos, “a consciência da beleza desse compromisso” com as comunidades, bem como a necessidade de se “provocar a dimensão missionária do ministério de música” estimulando “novos sonhos” e propostas de atuação.
Após destacar vários pontos importantes e de necessária atenção por parte dos músicos no exercício a atividade litúrgica, Dom Antônio indicou sugestões e convidou os músicos à alguns compromissos, como: A formação de novos músicos para as comunidades; a atuação missionária dos músicos em novas comunidades;

A criação de uma comissão diocesana de animação musical; A formação de um coral de referência; A criação de uma escola de música católica; Uma orquestra sinfônica da Diocese; Uma banda de fanfara para animação de eventos, como por exemplo, o Círio de Nazaré; A realização de um Festival de Música Católica; Um Trio Elétrico; Um Congresso de Música Litúrgica e uma banda diocesana com meta de projeção regional/nacional.
De acordo com um dos organizadores do encontro, LonoJhony, o objetivo principal da reunião dos músicos foi gerar a fraternidade. “Nós precisamos criar momentos para a música católica, para o músico católico, para o cantor, para a cantora, enfim, o artista católico, ele precisa vivenciar esse momento de fraternidade”.
Segundo o músico, o encontro serviu para os ministérios e bandas pudessem se aproximar mais entre si e com a visão da igreja para o serviço da música, “Um momento de se conhecer mais, de dividir a experiência, mas acima de tudo, ouvir o que o nosso pastor, o nosso bispo de Macapá tem a nos passar”, destacou ele.
Para o padre Fábio Rogério, “a grande importância do encontro é a reunião “como povo de Deus que celebra a liturgia, que canta, que toca e que vai gerando cada vez mais a unidade do Povo de Deus na participação litúrgica”. “Uma alegria muito grande acolher a todos e celebrar a música litúrgica, celebrar a vivência da nossa fé enquanto cantores, músicos”, disse.
Natália Costa é coordenadora de Liturgia da Comunidade Nossa Senhora da Conceição, na Paróquia Divino Espírito Santo. Viajou cerca de 365 km na companhia de outros fiéis do município de Calçoene para participar do Encontro com Músicos. A coordenadora disse que neste momento a comunidade que pertencem se prepara para uma nova fase. Ainda no mês de agosto de 2025 vira um “Área Missionária” e em dezembro deste ano, uma nova Paróquia.
Com esta expectativa, ela e seus amigos de missão no município, viram a necessidade de participar do encontro como uma forma de buscar conhecimento e seguir na unidade com as diretrizes propostas pelo bispo.
Para ela, foi “uma satisfação imensa” participar do encontro pela primeira vez e nesta dimensão de reunir os músicos. “Foi muito importante vir aqui para ouvir algumas coisas que a gente base e outras que ainda não sabíamos, mas olhar de outra forma a música, a liturgia”, disse. A presença do grupo também é uma forma de expressar o desejo de “caminhar junto” como comunidade.
Fonte: Diocese de Macapá / Por Jefferson Souza | Pascom