Os projetos, as ações realizadas, prestação de contas da Cáritas Arquidiocesana de Belém durante o biênio 2023-2025, além da eleição e posse da Diretoria para o biênio 2025-2027, foram temas na pauta da Assembleia Geral Ordinária da entidade, realizada às 15h do dia 8 de julho de 2025, na sala de reuniões da Cúria Metropolitana de Belém, conduzida pelo atual presidente, diácono Alexandre Martos, na presença do Arcebispo Coadjutor de Belém, Dom Julio Endi Akamine.
A assembleia teve início pela prestação de contas da entidade, conduzida pelo Presidente Alexandre. Em síntese, ele apresentou relatório das ações realizadas pela Diretoria durante o biênio julho de 2023 a junho de 2025, sob a sua própria gestão. Nesse período, a Cáritas realizou a sua missão social utilizando todos os recursos recebidos de forma a garantir a sustentabilidade das ações sociais, humanitárias e pastorais desenvolvidas.
Concluída a prestação de contas, o Presidente Alexandre passou a palavra para o Arcebispo Coadjutor de Belém, Dom Júlio. O pastor parabenizou o Presidente pelas realizações apresentadas e ressaltou a importância da caridade para a vida humana.
“A caridade é uma das coisas mais bonitas, mais importantes para a vida, seja ela uma atitude individual, seja de forma organizada, como é o caso da Cáritas. A ação nossa, como indivíduo, de olhar, de cuidar, de estar atentos às necessidades dos outros, é algo maravilhoso. Entretanto, mais importante ainda é a caridade coletiva, que alcança mais irmãos juntos. Nisso, se reflete o Amor de Deus, que deve nos guiar sempre no caminho do bem”, disse Dom Julio.
A Cáritas é uma organização internacional da Igreja Católica que atua em diversos países, incluindo o Brasil, reconhecida como um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Cáritas é uma rede de entidades que trabalham em prol da promoção social e da defesa dos direitos humanos.
Pertencente à Arquidiocese de Belém do Pará, a Caritas Belém foi fundada em 18 de outubro de 2005, pelo então Arcebispo Metropolitano de Belém Dom Orani João Tempesta, para atuar na defesa e promoção dos direitos humanos. A entidade compõe a Rede Caritas de Solidariedade, que tem sua origem na ação mobilizadora de Dom Helder Camara, então Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Caritas Belém segue as orientações do Concílio Vaticano II e atua sob os valores da pastoralidade transformadora.
Diretoria eleita para o biênio 2025-2027
A assembleia foi concluída com a eleição da nova Diretoria para o biênio 2025-2027, para a qual o Diácono Alexandre Martos foi reconduzido à Presidência. A eleição foi conduzida pelo Arcebispo Coadjutor, Dom Julio, que encerrou o ato com a posse dos membros da referida Diretoria e também referendou o Conselho Fiscal.
O Diácono Alexandre reafirmou o compromisso da Cáritas com a promoção da dignidade humana e com promoção social. Dentre as ações previstas, o fortalecimento dos núcleos paroquiais, o acompanhamento a migrantes e refugiados, ampliação de formação sociopolítica e a articulação de redes solidárias em defesa da vida.
Confira como ficou a Diretoria:
Cáritas Arquidiocesana de Belém
Diretoria (Biênio 2025-2027)
Diretoria
Presidente: Diácono Márcio Alexandre Alves Maia Martos
Vice Presidente: Diácono Ildefonso do Socorro Diniz da Silva
Secretário: Diácono Luís Ribeiro
Vice Secretário: Diácono Thiago Muniz
Tesoureiro: Tânia Gomes Pereira Braga
Vice Tesoureiro: Joel Inácio ScherBatirolaConselho Fiscal
Diácono Edson Ribamar Lima Rocha de Oliveira
Diácono Elpídio Araújo da Costa Júnior
Diácono Elierson José Costa
Diácono Nuno Filipe Alves Correia de Melo
Rosinelson Pena
Edson Paiva Soares Neto