A Paróquia Nossa Senhora da Graça, também conhecida como a Catedral Metropolitana de Belém, já tem mais de quatro séculos animando a evangelização na Arquidiocese de Belém. E esse marco foi celebrado com Santa Missa em Ação de Graças na segunda-feira, dia 28 de julho, às 19h. A celebração eucarística foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada por Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo Coadjutor de Belém, e por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar de Belém, marcando os 408 anos de criação da paróquia.
A Missa solene foi transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação, através da Rede Nazaré de Televisão (canal 30) e Rádio Nazaré FM (91.3 Mhz) e pelas redes sociais da Rede Nazaré e da Catedral, meios que transmitiram a mensagem do Arcebispo Dom Alberto.
“Caríssimos irmãos, caríssimas irmãs, Dom Júlio, Dom Paulo e eu queremos receber a todos vocês com grande alegria, quem está aqui na nossa Catedral e quem nos acompanha pelos nossos meios de comunicação da Arquidiocese, com a TV Nazaré e Rádio Nazaré. Sejam todos muito bem-vindos! Celebramos o aniversário desta paróquia, que é a nossa Catedral. Acabamos de inaugurar o novo auditório, Santa Maria de Belém, Nossa Senhora de Belém”.
Seguidamente, o Arcebispo saudou os sacerdotes que acompanham o Povo de Deis na Paróquia Nossa Senhora da Graça. “Agradecendo a Deus por tudo aquilo que acontece nesta paróquia. Minha saudação, com muito carinho, para o Monsenhor Agostinho (o Cura da Sé e pároco da paróquia). Deus abençoe a sua vida. Seja sempre muito feliz e fiel como pároco; padre Joseildo Zefferino, que é o Vigário Paroquial, também. Sejam bem-vindos! E todos vocês que aqui se encontram, sacerdotes e diáconos, que queremos viver juntos essa Santa Missa com simplicidade e, ao mesmo tempo, com muita dignidade e solenidade”.
Fundada em 1617, a Paróquia Nossa Senhora da Graça é a primeira paróquia da Região Norte do país, e chegou aos 408 anos. Localizada na praça Dom Frei Caetano Brandão, no bairro Cidade Velha, centro histórico da capital do Pará, a igreja acolhe a devoção dos fiéis à Virgem Maria, por esse título.
A Paróquia Nossa Senhora da Graça representa o marco do nascimento da cidade de Belém e é o berço da fé amazônica. Erguida ainda nos primeiros anos da colonização, a igreja é símbolo da resistência cultural, espiritual e arquitetônica do povo paraense. “Majestosa, bela! Belém é tudo de bom, maravilhosa! Nossas igrejas são belas”, ressalta Maria de Nazaré Farah, contemplando a igreja por meio das redes sociais.
A Santa Missa também teve outros motivos celebrados na presença dos fiéis que participaram da comemoração pelo aniversário: a inauguração do Auditório Nossa Senhora de Belém nas dependências da igreja, a perpétua memória dos 15 anos de governo pastoral de Dom Alberto Taveira Corrêa, o 10° Arcebispo Metropolitano de Belém, e também marca o início do governo pastoral de Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo Coadjutor, e que se tornará o 11° Arcebispo de Belém.
A inauguração do Auditório Nossa Senhora de Belém aconteceu às 18h30, antes da Santa Missa. A cerimônia contou com a presença do Arcebispos Dom Alberto e Dom Júlio, o Bispo Auxiliar Dom Paulo Andreolli, de sacerdotes e dos fiéis.
Saudação do Arcebispo Dom Alberto
A homilia de Dom Alberto iniciou pela meditação da Sagrada Escritura.
“Caríssimos irmãos e irmãs, uma das coisas que mais me impressionam na Sagrada Escritura é que a Bíblia não tem receio de contar os fatos, sejam eles positivos ou negativos. É uma história de um amor misericordioso de Deus com o seu povo, e é um povo que tantas vezes foi dito, é um povo de cabeça dura, um povo cheio de limites, de fraquezas, de traições, infidelidades. E este povo foi escolhido por misericórdia e gratuidade da parte de Deus.
Hoje nós encontramos um dos episódios acontecidos neste caminho pelo deserto. Durante a estrada, muita gente queria voltar. Muitas pessoas cederam, como ouvimos hoje, à tentação da idolatria, perdendo o sentido de fidelidade a Deus. Deus que se manifestava no silêncio, na presença tranquila, mas Ele pedia um ato de fé. E até hoje Ele pede isso de nós.
Caríssimos irmãos, caríssimas irmãs, a vida da Igreja também é desta forma. Se nós pensarmos nesses mais de 2 mil anos de vida de Igreja, nós temos muita virtude, mas temos também muito pecado, muitas fragilidades.
O aniversário da Paróquia Nossa Senhora da Graça mereceu a mensagem festiva do Arcebispo, depois. “Destes 408 anos desta paróquia na vida da Catedral, sacerdotes, leigos, leigas, diáconos, religiosos, religiosas, gente de toda a idade…tantas pessoas passaram por aqui. Talvez hoje algumas pessoas digam assim: ‘mas, hoje, a população da paróquia da Sé é mais limitada’.
Tanta gente se mudou daqui, temos outras paróquias, temos outras referências de participação do povo. Talvez nós pensemos ser muito pequenos, talvez alguém imagine que nós somos muito frágeis. No entanto, a pequena semente foi plantada aqui, tudo nasceu a partir daqui, dessas margens de nossas águas: nasceu, cresceu a vida da Igreja, malgrado nossos pecados e limites.
E contando Deus com a sua graça, que suscitou também santidade, o que faz com que nós, cristãos, não cedamos a tentação do pessimismo, do derrotismo, de pensar que somos fracos demais, que somos limitados. Nós o somos. Mas a força de Deus, como semente, como fermento, sal, luz, aquele pequeno resto que ficou fiel no Antigo Testamento pode corresponder, muitas vezes, à pequenez, à limitação daquilo que nós possamos oferecer. No entanto, todos nós, sem exceção, fazemos parte desse povo que é santificado por Deus.
Hoje eu pensava. Durante esses mais de 400 anos, quantos pecados foram lavados nos confessionários desta Catedral. Mais do que isso, quanta gente nasceu nas fontes do Batismo? Quantas vezes a Eucaristia foi celebrada? Como a Palavra de Deus foi proclamada durante todos esses anos na diversidade dos tempos, as modificações culturais, a cidade que cresce, mas o coração continua sendo este aqui.
E esta é a responsabilidade nossa, como Catedral, que é a igreja do bispo e do Povo de Deus. Daqui deve pulsar vida, santidade, dedicação, anúncio do Evangelho, para que em todas as partes da nossa Arquidiocese de Belém chegue, exatamente, a força, a vitalidade que nasce daqui.
O Auditório Nossa Senhora de Belém
A contínua formação dos fiéis pertencentes à Paróquia Nossa Senhora da Graça agora tem um lugar especial: o Auditório Nossa Senhora de Belém. O espaço é uma iniciativa da Arquidiocese de Belém, atendendo uma das prioridades do Plano de Pastoral arquidiocesano. O local tem capacidade para 104 lugares, preparado para tornar-se um meio que muito contribuirá para a formação dos fiéis.
Dom Alberto agradeceu a Deus pelos dons recebidos com essa obre em benefício dos paroquianos. “E esse auditório que hoje nós abençoamos, uma obra bonita, bem realizada, ele é uma expressão da vida desta comunidade paroquial, mas nós sabemos que a Igreja é feita muito mais de pedras vivas do que de material. Ainda que, e podemos dizer isso com santo orgulho, nossa Catedral, com as suas obras de arte, com a sua arquitetura, com a sua conservação tão cuidadosa.
Pensem, por exemplo, este dom que recebemos agora, de poder pintar a fachada da nossa Catedral e o esforço que está sendo feito para se conseguir também recursos para a continuação das laterais da Catedral a serem pintadas. Tudo isso seja expressão da nossa vida, nosso desejo de santidade, nosso desejo de viver o Evangelho”.
A obra foi custeada pela generosa dedicação de paroquianos, através da festividade de Nossa Senhora de Belém, de promoções realizadas pelas pastorais e ajuda significativa de benfeitores, a comunidade que terá em seu benefício a utilização do auditório através das programações paroquiais. Por todas as iniciativas que possibilitaram a concretização do espaço, o Cura da Sé Catedral, Monsenhor Agostinho Cruz fez agradecimento no ato inaugural.
O ato solene da inauguração ocorreu antes da Missa, consolidado pelo gesto conjunto de descerramento da faixa da placa inaugural pelas mãos dos Arcebispos Dom Alberto e Dom Júlio Endi, e Dom Paulo, o Bispo Auxiliar. A cerimônia foi acompanhada pela comunidade paroquial e também na presença do cônego Ronaldo Menezes, Vigário Geral da Arquidiocese de Belém, padre João Paulo Dantas, Reitor da Igreja das Mercês, e do padre Francisco Sorrentino, pároco da Paróquia Santa Luzia.
“Trata-se de um belíssimo espaço, muito bem equipado com mais de 100 lugares, climatizado e com som ambiente. Uma obra que reuniu muitos braços e esforços para sua concretização, e que agora estará à disposição de nossa comunidade paroquial. Nossa gratidão a todos os que contribuíram com esta e com tantas outras obras que a antecederam ao longo desses 408 anos de criação de nossa Catedral Metropolitana de Belém”, manifesta-se a paróquia em publicação em sua rede social.
Missa em Ação de Graças
Inauguração do auditório (Instagram)
Instagram will load in the frontend.==
Depoimento de Dom Julio (sobre a inaugração)
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Catedral Metropolitana de Belém (@catedraldebelem)
Fotos: Pascom Catedral Metropolitana de Belém