1º Nortão de Catequese

Programação aconteceu em Castanhal

Entre os dias 24 e 27 de julho, em Castanhal (PA), a Igreja na Amazônia realizou o 1° Nortão de Catequese, com a presença de mais de 300 participantes, dentre bispos, padres, diáconos e catequistas vindos de 39 dioceses da Amazônia Legal. 

Inspirado no Sulão e no Nordestão de Catequese, o Nortão foi pensado pelos bispos referenciais e coordenadores da Animação Bíblico-Catequética dos regionais Norte 1, Norte 2, Norte 3, Noroeste e Oeste 2 da CNBB. No ano em que celebramos os 10 anos da Laudato Si’, os 800 anos do Cântico das Criaturas, a realização da COP-30 em Belém, no caminho do Sínodo de 2019 e do IV Encontro da Igreja Católica da Amazônia em Santarém (2022), este encontro quis oferecer elementos para que as Igrejas Locais desencadeiem processos de Iniciação à Vida Cristã amazônicos. 

O Nortão teve como tema: “Iniciação à Vida Cristã na Amazônia: anúncio, mistagogia e ecologia integral”, desenvolvido em 4 conferências, 12 oficinas e 3 painéis de experiência.

Na primeira conferência, refletindo sobre o querigma na Amazônia, o arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Steiner, convidou a um “olhar evangélico que vê o todo”, à exemplo dos quatro sonhos do Papa Francisco na Querida Amazônia, pois “toda a vida cabe no anúncio”.

Na segunda conferência, sobre fundamentos para catecumenatos amazônicos, o teólogo Victor Paiva indicou duas opções fundamentais para a Iniciação Cristã na Amazônia: opção pela encarnação na realidade, a inculturação, e opção por uma evangelização libertadora e decolonial que invista na formação de catequistas autóctones e na produção de subsídios catequéticos na própria Igreja Local. 

A antropóloga Moema Miranda, na terceira conferência, sobre catequese e ecologia integral, apontou reflexões a fim de que a Iniciação Cristã trabalhe por uma Igreja que “mantenha e fortaleça a defesa da Amazônia como missão crística”. E o bispo de Humaitá (AM), dom AntonioFontinele, na quarta conferência abordou o tema da catequese e a literatura, à luz da carta do Papa Francisco sobre a literatura na formação do povo de Deus.

O encontro contou com paineis de experiência temáticos: catequese indígena, catequese ribeirinha e catequese urbana. Em cada painel, duas ou três pessoas partilharam sua experiência de vivência e organização da missão catequética e, em seguida, realizava-se o debate com os participantes que enriqueceram a conversa com suas próprias experiências. Também os assessores da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Wagner Carvalho e Mariana Venâncio, estiveram presentes no Nortão, conduzindo oficinas sobre o Ministério do Catequista e Catequese e Sinodalidade. 

O encontro culminou no domingo com a peregrinação até a igreja Catedral de Castanhal e a celebração do Jubileu dos Catequistas da Amazônia, presidido por dom Carlos Verzeletti, bispo diocesano de Castanhal.

Segundo Victor Paiva, da coordenação do Nortão, “esta foi uma experiência de encontro, reflexão e articulação conjunta, como nunca antes aconteceu com a catequese da Amazônia. E os processos foram iniciados, grupos de partilha sobre catequese indígena e catequese ribeirinha foram iniciados, redes foram formadas, e o barco do Nortão seguirá seu fluxo em cada diocese e paróquia que se deixou mover por esta brisa do Espírito”. 

A proposta é que o Nortão de Catequese se rpita de tempos em tempos, cada vez em um lugar diferente da Amazônia Legal, marcando passo no caminho por uma Igreja de rostos amazônicos.

Fonte: Regional Norte 1 / Por Victor Paiva | Imagens: TV Mãe de Deus

Compartilhe essa Notícia

Leia também