Ação missionária Pés a Caminho

Será realizada de 12 a 24 de janeiro de 2026

O Conselho Missionário Nacional de Seminaristas (COMISE Brasil), fiel à missão evangelizadora da Igreja e à animação vocacional missionária dos futuros presbíteros, prepara com entusiasmo a a ação missionária Pés a Caminho: 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas, a ser realizada de 12 a 24 de janeiro de 2026, no território do Regional Norte 3.

Fruto de um caminho sinodal de escuta, discernimento e comunhão, a proposta amadureceu ao longo de diversas reuniões realizadas entre os meses de abril e junho de 2025, envolvendo a coordenação nacional do COMISE, representantes das dioceses anfitriãs e organismos missionários parceiros. O objetivo principal da experiência é proporcionar aos seminaristas um mergulho na missionariedade da Igreja, unindo formação, testemunho e anúncio do Evangelho em realidades diversas.

Território e Participação
A experiência missionária Pés a Caminho acontecerá em cinco dioceses do Regional Norte 3: a Arquidiocese de Palmas e as dioceses de Porto Nacional, Miracema, Cristalândia e Santíssima Conceição do Araguaia. Essas Igrejas particulares reúnem características singulares, com realidades urbanas e rurais, contextos indígenas, quilombolas e migratórios, desafiando os seminaristas a dialogarem com a diversidade cultural e religiosa.

Os seminaristas que pertencem às dioceses que acolherão a missão participarão da experiência, como parte do processo formativo. Cada diocese organizará uma comissão local, formada por padres, coordenadores de juventude, missionário, além dos formadores, para garantir o acompanhamento, a articulação com o clero e a estrutura da missão.

Tema, Lema e Programação
A segunda experiência vocacional missionária Pés a Caminho terá como tema: “Vocação e missão: firmes na fé e ardentes na esperança”, e como lema, a inspiração bíblica de Isaías 54,2a: “Alarga o espaço da tua tenda”.

A programação do evento será cuidadosamente estruturada, alternando momentos de formação com dias inteiramente dedicados à vivência missionária. A proposta busca proporcionar uma experiência integral, unindo reflexão, aprofundamento espiritual e teórico, com a prática concreta do anúncio e do serviço nas comunidades. Dessa forma, pretende-se favorecer o amadurecimento vocacional e missionário dos participantes, reforçando o compromisso com a missão da Igreja em saída.

Durante a missão, os seminaristas serão inseridos na dinâmica pastoral e evangelizadora das comunidades, em comunhão com organismos como a IAM, JM, COMIDI, SAV, CRB, além de leigos missionários e jovens comprometidos com a missão da Igreja.

Inscrições e Articulação Nacional
As inscrições para a participação dos seminaristas de outros regionais na missão serão abertas oficialmente durante o 5º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, na Arquidiocese de Teresina – PI. O período de inscrições se estenderá até o final de outubro. Os recursos arrecadados serão destinados à confecção dos materiais da missão, como camisetas, sacolas, livros de oração, entre outros. Já os custos com translado, alimentação e hospedagem serão de responsabilidade das dioceses ou casas de formação.

Com o objetivo de fortalecer a comunicação e ampliar a visibilidade da experiência missionária, as publicações poderão ser acompanhadas pelo Instagram do COMISE Brasil. Por meio dessa plataforma, serão compartilhados os principais momentos, testemunhos inspiradores e os frutos gerados ao longo da missão, permitindo que mais pessoas se envolvam e se sintam parte dessa vivência evangelizadora.

Sementes de Esperança
A ação missionária Pés a Caminho nasce como semente de esperança, lançada no coração da Amazônia, em territórios onde o anúncio do Evangelho exige testemunho encarnado, diálogo e coragem. Mais do que uma atividade pontual, a experiência é expressão do compromisso do COMISE Brasil com uma formação missionária integral, que prepara seminaristas para serem pastores com cheiro de povo, abertos ao Espírito e comprometidos com os pobres.

Como nos recorda o lema escolhido, é tempo de alargar o espaço da tenda e deixar que a missão transforme não apenas os lugares para onde somos enviados, mas, sobretudo, os corações de quem é enviado.

Fonte: Pontifícias Obras Missionárias

Compartilhe essa Notícia

Leia também