
A Arquidiocese de Belém celebra com Santa Missa às 9h, na Catedral Metropolitana, nesta sexta-feira, 15 de agosto, a Solenidade de São Tarcísio. Presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Julio Endi Akamine, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Paulo Andreolli, e por Dom Alberto Taveira Corrêa, a Eucaristia será também uma celebração em Ação de Graças pelos 52 anos de Ordenação Sacerdotal do Arcebispo Emérito de Belém.
A celebração reunirá servidores do altar das oito Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém. Após a Missa, a tradicional Procissão de São Tarcísio sairá da Catedral Metropolitana com destino à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada na rua Cesário Alvim, 565, no bairro da Cidade Velha.
Atualmente, a Arquidiocese de Belém conta com 3 mil servidores do altar que desempenham funções como acólitos e coroinhas, ajudando na condução do serviço ao altar e nos serviços litúrgicos durante as Missas e outras celebrações.
O Santo
São Tarcísio é considerado o padroeiro dos coroinhas, dos acólitos e dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. A data destaca a memória do Santo Mártir que morreu para proteger a Eucaristia.
Tarcísio residia em Roma, na Itália. Sendo coroinha na Igreja, ele servia ao altar, acompanhando o Santo Padre nas celebrações Eucarísticas, era acólito do Papa Sisto II.
O santo foi um mártir da Igreja dos primeiros séculos da era cristã, morreu defendendo a fé em Cristo e na Igreja, do mesmo modo que muitos mártires dos primeiros séculos da era cristã. Ao seu tempo, ele foi vítima de perseguição do império romano por parte do imperador Valeriano. A perseguição aos cristãos resultava em prisão, processos e condenação à morte pelo martírio.
Foto: Felipe Pereira | Pascom – Servidores do Altar