Dom Alberto: 52 anos de Ordenação Presbiteral

Missa de Ação de Graças será nesta sexta, às 9h, na Catedral

“A Providência de Deus conduziu minha vida em torno do Altar da Eucaristia e para o Altar da Eucaristia.

Muito cedo, no dia em que completei cinco anos, tive a graça de me aproximar pela primeira vez da Mesa do Senhor. Se a Igreja sempre pediu que da Eucaristia se aproximasse quem distingue o Corpo do Senhor, foi presente dele ter comungado conscientemente, numa total desproporção diante de meus limites pessoais.

Certamente a graça de Deus passou através do zelo de meus pais, que identificaram dois chamados: ao Altar da Eucaristia e ao Altar da vocação sacerdotal.

Souberam apresentar-me à Mãe Igreja, que me acolheu com afago! De lá para cá, para a glória de Deus e acolhimento de sua graça inesgotável, devo testemunhar que cada comunhão foi sempre consciente, ponto alto do meu dia a dia!

Minha vocação foi acompanhada, desde tenra infância, por sacerdotes que souberam cultivar as sementes plantadas pelo Espírito de Deus, que supera todos os planos humanos. Foi um deles, Padre Raphael Martins, meu Padrinho de Crisma, que soube estimular com sabedoria o menino que gostava de “brincar de Missa”.

Meus familiares e vizinhos da terra natal, Nova Lima (MG), sabem o quanto minha casa se transformava em capela, envolvendo a todos”.

 

O texto acima é de autoria de Dom Alberto Taveira Corrêa. O Arcebispo Emérito de Belém celebra neste 15 de agosto o dom da sua vocação Sacerdotal no dia em que completa 52 anos de Ordenação Presbiteral.

A sua constante gratidão a Deus pela sua vocação será comemorada com a Santa Missa em Ação de Graças nesta sexta-feira, 15 de agosto, às 9h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Julio Endi Akamine, a qual será concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Paulo Andreolli, e também próprio Arcebispo Emérito. A TV Nazaré (canal 30) transmitirá a celebração ao vivo.

A celebração eucarística celebrará também à Solenidade de São Tarcísio, patrono dos coroinhas, acólitos e dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Após a Missa, haverá a tradicional Procissão de São Tarcísio sairá da Catedral Metropolitana com destino à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro da Cidade Velha. 

 

Arcebispo Emérito de Belém

Dom Alberto Taveira Corrêa conduziu o Governo Pastoral da Arquidiocese de Belém por 15 anos, até que no dia 6 de agosto passado o Papa Leão XIV aceitou o seu pedido de renúncia por motivos de idade, pois ele completou 75 anos no dia 26 de maio. Diante da renúncia, ele passou a ser Arcebispo Emérito de Belém, sendo sucedido por Dom JulioEndiAkamine.

A nova fase da missão de Dom Alberto “é continuar servindo a Igreja de Belém, enquanto Deus me der forças, agora muito mais com minhas orações, e naquilo em que eu possa contribuir com a missão de nosso Arcebispo Dom Julio”, ele diz, a respeito deste novo momento em sua vida.

Dom Alberto continua na Arquidiocese de Belém, exercendo o seu ministério episcopal. Ele não deixa de ser bispo, e dentre suas contribuições, ele segue presidindo a comissão de organização do Círio de Nossa Senhora de Nazaré assim como preside a comissão que trata da preparação da Arquidiocese de Belém para os eventos relativos à COP30.

Acerca do seu futuro, já sem as incumbências de um arcebispo, ele reafirma seu amor pela cidade que o acolheu. Dom Alberto é natural de Nova Lima (Minas Gerais), porém, ao desempenhar sua missão pastoral em Belém, tornou-se costumeiro ele comentar que “me sinto em minha casa”, referindo-se à Igreja para a qual dedicou-se, incansavelmente, por 15 anos.

Observador feliz de todas essas vivências e grato a Deus pela acolhida fraterna do rebanho, ele sempre reitera sua gratidão ao Povo de Deus desta Igreja particular e assegura que “vou continuar morando em Belém, até que Nosso Senhor me permita!”. Assim, ele continuará na Residência Episcopal, acompanhado pelo Arcebispo Dom Julio e pelo Bispo Auxiliar, Dom Paulo.

O sucessor de Dom Alberto é Dom Júlio Akamine, nomeado Arcebispo Coadjutor de Belém em março, assumindo a Igreja de Belém de maneira automática, ante a sua renúncia.

Compartilhe essa Notícia

Leia também