Dom Raimundo Possidônio e Dom Vital Corbellini, bispo da Diocese de Marabá.
Dom Raimundo Possidônio e Dom Vital Corbellini, bispo da Diocese de Marabá.

Os bispos da Pan-Amazônia estão reunidos de 17 a 20 de agosto de 2025 na sede do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), em Bogotá, atendendo à convocação da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). O encontro, marcado por momentos de celebração, espiritualidade, trabalhos em grupo e conversação no Espírito, segue o método sinodal de ver, escutar, discernir e agir, e contará ao final com uma declaração conjunta.

O Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBBN2 (Pará e Amapá) está representado por Dom Irineu Roman – Arcebispo de Santarém e presidente do Regional Norte 2, Dom José Maria Chaves dos Reis – vice-presidente do Regional Norte 2 e bispo da Diocese de Abaetetuba, Dom Antônio de Assis Ribeiro – bispo da Diocese de Macapá e Secretário do Regional Norte 2, Dom Julio Endi Akamine – Arcebispo da Arquidiocese de Belém, Dom Paulo Andreolli – bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Vital Corbellini – bispo da Diocese de Marabá, Dom João Muniz – bispo da Diocese de Xingu Altamira, Dom Raimundo Possidônio – bispo da Diocese de Bragança, Dom Ivanildo Oliveira Almeida – bispo da Diocese de Cametá, Dom Wilmar Santin – bispo da Prelazia de Itaituba, Dom Jesús María López Mauléon – bispo da Prelazia do Alto Xingu, Dom Carlos Verzeletti – bispo da Diocese de Castanhal, Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira – bispo da Prelazia do Marajó e Dom Bernardo Johannes Bahlmann, bispo da Diocese de Óbidos.

O Encontro será também uma oportunidade para avaliar os frutos do Sínodo para a Amazônia, que aconteceu em 2019, em Roma, e os cinco anos de existência da CEAMA como espaço sinodal de escuta, discernimento e ação eclesial no território, reafirmando o seu compromisso com uma Igreja que caminha ao ritmo do povo, que escuta os clamores da Amazônia, que cuida de sua biodiversidade e se deixa transformar por suas culturas.

A expectativa é que este encontro em Bogotá ofereça elementos concretos para fortalecer a presença da CEAMA junto às igrejas locais e consolidar sua missão. A continuidade desse processo terá novo marco na Assembleia Geral da CEAMA, prevista para março de 2026. O encontro estende-se até o próximo dia 20, na cidade de Bogotá, na Colômbia.

Fonte: Diocese de Bragança / Com informações e fotos de REPAM e Vívian Marler/ Regional Norte 2 da CNBB

Compartilhe essa Notícia

Leia também