Santuário Nacional acolhe Jubileu Vocacional da CNBB

Joice Marques / A12
Joice Marques / A12

Neste fim de semana, o Santuário Nacional acolhe o Jubileu Vocacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. O jubileu vai ao encontro do Ano Santo e suas celebrações. Dentro da programação do evento, acolhemos a 1ª Romaria de Animadores Vocacionais em Aparecida e o 3º Seminário Vocacional.

Como parte da programação deste primeiro dia, celebramos a Santa Missa, no Altar Central, presidida por Dom Ângelo Mezzari, arcebispo de Vitória – ES e Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

Em sua reflexão, o Dom Ângelo destacou o mês vocacional, evidenciando o chamado de Deus na vida de cada cristão.

Agradecer a Deus pelo dom da vocação, agradecer a Deus pela graça da missão, agradecer a Deus pela generosidade e disponibilidade dos vocacionados e vocacionadas e aqueles que já tendo assumido sua vocação e missão, enriquecem a vida da Igreja no anúncio e testemunho de Jesus Cristo e do Evangelho”.

Refletindo sobre o Evangelho(Lc 13,22-30), o arcebispo explicou aos fiéis que Deus quer que todos passem pela porta estreita, ele nos chama, mas é nosso dever encher o coração de seu amor e viver buscando a santidade, seguindo o exemplo de Cristo.

O sonho de Deus é que todos se salvem e é por isso que nós estamos aqui. A partir da nossa fé que nasce no batismo no grande dom da vida, fazendo o caminho da santidade pessoal e depois da santidade junto com os demais irmãos e irmãs, nós abrimos nosso coração para aquilo que o Espírito nos enche, os dons, as graças, os carismas, nós vamos colocando para o bem comum e é nesse sentido que toda vocação está a serviço da salvação. Aliás, é o único sentido de toda vocação e missão, para que Jesus Cristo, o Salvador, seja testemunhado”.

Dom Ângelo destacou ainda o ensinamento que nos apresenta a segunda leitura (Hb 12,5-7.11-13), afirmando que “o sentido da vocação é amar Deus”.

“A segunda leitura nos diz: deixar-se educar, deixar-se conduzir, aprender. É quase um caminho catequético onde Deus vai nos conduzindo”.

Finalizando sua reflexão, o Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada exortou:

“Nesse caminho, como peregrinos e devotos de Nossa Senhora, vamos fortalecer nossas mãos, nossos joelhos cansados e vamos também acertar o passo, continuarmos firmes, confiantes e cheios de esperança. A esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações”.

Joice Marques / A12
Joice Marques / A12

Jubileu Vocacional da CNBB

No sábado e domingo, 23 e 24 de agosto, a Comissão dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CMOVIC), junto com o Serviço de Animação Vocacional Pastoral (SAV/PV) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu a 1ª Romaria de Animadores Vocacionais no Santuário de Aparecida.

Neste Ano Jubilar da Esperança e mês que a Igreja dedica para as vocações, este encontro é uma oportunidade para reunir animadores vocacionais de vida consagrada e das dioceses de todo o Brasil, para momentos de estudo, espiritualidade e fraternidade.

De acordo com a Irmã Maristela Ganassini, assessora da CMOVIC, participam desta romaria 300 animadores vocacionais. Embora seja a primeira Romaria Nacional, o evento marca também o 3º Seminário Vocacional, que propõe temáticas relevantes para as pessoas engajadas.

“Dentro da temática do mês vocacional “Peregrinos porque chamados”, em sintonia com o Ano Santo e a convite do Papa, de sermos peregrinos de esperança, nós vimos que seria uma grande oportunidade de realizarmos este movimento.”, afirmou Maristela.

Neste primeiro dia, a programação da Romaria contou com um dia de formação e convivência no Auditório Pe. Noé Sotillo, localizado no subsolo da Basílica. O Seminário abordou duas temáticas para reflexão: o tema do mês vocacional e a interferência da Inteligência Artificial das mídias na missão do animador vocacional.

No domingo pela manhã, os participantes da Romaria vão participar um momento vocacional na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no pátio das palmeiras, com orações pelas vocações.

5º Congresso Vocacional do Brasil 2026

Ao final da celebração, Dom Ângelo anunciou o lançamento oficial do 5º Congresso Vocacional do Brasil, que vai acontecer entre os dias 4 e 6 de setembro de 2026, no Santuário Nacional de Aparecida.

“Aqui em aparecida no Santuário Nacional, iluminados pelo tema: ‘Comunidades vocacionais, encontro, testemunhos e missão’, e pelo lema: ‘Felizes e bem unidos, partiam o pão pelas casas’. Seremos chamados a viver um grande momento de graça no qual toda a igreja é convidada a renovar sua fé, testemunho e compromisso com a cultura vocacional. E sob o olhar terno e materno da Senhora Aparecida possamos caminhar juntos rumo ao 5º Congresso Vocacional do Brasil, celebrando a vocação como dom de Deus e compromisso de missão para o serviço de seu povo”.

 

Fonte: Portal A12 / Por Laís Silva / Colaboração: Giovana Marques

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também