A Arquidiocese de Belém já iniciou as formações e espiritualidades com o objetivo de preparar os casais do Encontro de Casais com Cristo (ECC) Arquidiocesano que irão atuar como responsáveis pela Coleta do Círio em benefício da Fundação Nazaré de Comunicação, durante as principais romarias do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em 2025.
Formação dos casais para a coleta no Círio de Nazaré – Paróquia Imaculada Conceição
São 500 casais que estarão envolvidos no serviço de coleta realizada durante as grandes procissões do Círio de Nazaré, recursos oriundos da oferta dos fiéis, revertida totalmente em favor da Fundação Nazaré de Comunicação, a qual sustenta a missão de propagar a evangelização realizada pela Arquidiocese de Belém por intermédio da televisão, rádio FM, portal e redes sociais – a Rede Nazaré de Comunicação.
Devidamente credenciados e preparados pela Arquidiocese de Belém e pela Fundação Nazaré de Comunicação, os casais atuam de maneira voluntária, acompanhando as grandes romarias da festa de Nossa Senhora de Nazaré: o Traslado da imagem Peregrina para Ananindeua e Marituba, a Romaria Rodoviária (de Ananindeua para a orla de Icoaraci), a Trasladação, a grande procissão do Círio de Nazaré, e a Romaria das Crianças (no domingo seguinte ao do Círio).
A primeira formação ocorreu no dia 26 de agosto na Paróquia Imaculada Conceição, localizada no bairro Castanheira. A programação contou com a presença de membros da Diretoria Executiva da Fundação Nazaré de Comunicação, como o Diretor Administrativo e Financeiro, Marcos Aurélio de Oliveira, e as diretoras Elyvane Barbosa (Diretora de Comunicação) e Marcela Monteiro (Diretora de Captação de Recursos).
A programação iniciou com a Santa Missa presidida pelo padre Gelcimar Santos, vigário da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, e diretor espiritual do ECC Arquidiocesano. Após a celebração eucarística, ocorreu a primeira formação voltada à missão deste ano.
“É um desafio e uma grata missão prepararmos este momento muito especial com esses casais que irão recolher os donativos dos fiéis para a Fundação Nazaré. Costumo dizer que é um ato de ‘fé e movimento’ evangelizador”, declara o padre Gelcimar. O sacerdote vem acompanhando os casais há algum tempo como diretor espiritual do ECC, assim como os acompanha nessa missão específica em favor da evangelização durante os eventos do Círio de Nazaré.
Formação dos casais para a coleta no Círio de Nazaré – Paróquia Imaculada Conceição
Padre Gelcimar explica que a missão dos casais pelo Círio de Nazaré é antecedida dessa formação com o objetivo de preparar bem a participação deles para esse momento. “A coleta tem um objetivo e uma finalidade específicos, porém, é a evangelização que torna evidente a presença dos casais nas procissões”.
O sacerdote explica que “ao serem avistados nas romarias, os casais transmitem também um testemunho de doação pessoal, de gratuidade para a missão, da sua disponibilidade para estar conosco nesses dias em que deixam suas famílias para assumir a responsabilidade de serem coleteiros. E é essa participação missionária deles que requer o nosso cuidado junto a eles, antes do Círio”, segue explicando padre Gelcimar.
“Sabemos que é desafiador para eles abdicar do convívio de suas famílias para realizar esta missão de coleteiros. Portanto, é imprescindível para nós, como Arquidiocese de Belém, estar junto com os casais nestas formações”, conclui padre Gelcimar.
Acompanhamento da Fundação Nazaré
“Não temos palavras para agradecer ao Encontro de Casais com Cristo (ECC) Arquidiocesano pela participação dos casais que, junto conosco, contribuem com este momento tão relevante para a Fundação”, ressalta Elyvane Barbosa, Diretora de Comunicação. Com outros diretores, ela esteve presente à formação na Paróquia Imaculada Conceição.
Foto: Luiz Estumano /Acervo: Rede Nazaré de Comunicação
Missa de envio acontece poucos dias antes das grandes procissões
Elyvane afirma que “estar na formação para os casais que irão atuar na coleta do Círio de Nazaré é, antes de tudo, ratificar a gratidão de todos que fazem a Fundação Nazaré por essas pessoas que, generosamente, acolhem o nosso convite para desempenhar a missão de ser coleteiros dos donativos dos fiéis durante as procissões”.
A diretora Elyvane ressalta que “a responsabilidade de recolher a coleta é um serviço muito importante que repercute, diretamente, sobre a vida institucional da Fundação Nazaré, entretanto, o mais importante, para nós, é a contribuição missionária dos casais, pois ao aceitarem a missão desses dias, eles dão testemunho de estar nas ruas evangelizando em prol do serviço de comunicação da Igreja de Belém, algo que jamais seremos capazes de agradecer totalmente a eles”.
Acompanhar as formações e espiritualidades é parte do compromisso da Fundação Nazaré de Comunicação na missão com os casais. “Por isso, ao acolher os casais, e a preparação deles para a missão desses dias especiais, de mãos dadas, pedimos a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré para que recaia sobre eles e suas famílias infinitas bênçãos de Deus”, declara Elyvane.
A participação dos casais inclui, além das formações e espiritualidades, celebrações da Santa Missa. Antes do Círio, eles são enviados em missão na Missa de envio assim como, após concluírem a missão da coleta nas procissões, eles também participam da Missa de Ação de Graças pelo serviço realizado.
Próxima formação
No dia 10 de setembro, às 19h30, haverá o segundo momento de formação para os casais. Na ocasião, eles serão acolhidos pela Paróquia Santuário Nossa Senhora das Graças, localizada em Ananindeua.
Fotos: Luiz Estumano @redenazare e divulgação