Conheça os decoradores do Círio 2025

Rosas, orquídeas e lírios irão compor as decorações dos eventos e da berlinda

O Círio 2025 já definiu todos os decoradores responsáveis pelos espaços da festividade, incluindo a berlinda da Trasladação e do Círio. Vando Nascimento, que já assinou a decoração da berlinda em diversos anos, além das decorações da Basílica, do altar da Praça Santuário, do Pórtico da Escadinha, da berlinda da Procissão da Festa e do andor do Recírio, será novamente responsável pela decoração do altar da Praça Santuário, berlinda da Trasladação, Círio e Romaria das Crianças. Ele também assina a decoração da Casa de Plácido para a cerimônia de abertura do Círio.

Vando é decorador, designer floral, artista plástico e escultor, com 28 anos de experiência na área de eventos. Sua história com o Círio começou em 2013, quando recebeu o convite da DFN para decorar a berlinda da procissão de domingo. Em 2020, durante a pandemia, foi convidado para realizar a primeira live de decoração da berlinda do Círio.

Paulo Morelli, que participa das decorações do Círio desde 2002, ficará responsável pela ornamentação do altar da Basílica para a abertura oficial do Círio, Missa de apresentação do manto, a berlinda utilizada no Traslado para Ananindeua e Marituba, Romaria da Acessibilidade, Procissão da Festa e pelo altar da Basílica durante toda a quinzena de celebrações.

Simone Cosme será responsável pela decoração do Navio Garnier Sampaio, no Círio Fluvial; do altar do Colégio Gentil, de onde sai a Trasladação no sábado, dia 11; do altar da Catedral de Belém, onde ocorre a missa do Círio no domingo, dia 12; da Ciclo Romaria, Romaria da Juventude e do altar da capela do Gentil para o Recírio.

DjanSlaviero decora a berlinda na procissão do Traslado dos Carros, Romaria Rodoviária, Moto Romaria, Romaria dos Corredores e andor do Recírio. Marilza Ramos decora o andor do Terço da Alvorada.

A maioria das flores vem do Ceará e de Holambra, em São Paulo. Entre elas estão: rosas, orquídeas, lírios, crisântemos, alstroemerias, limonium, anastasias, cravos, margaridas, gérberas e pinóquios. As cores remetem ao cartaz deste ano.

Também serão utilizadas folhagens regionais produzidas no Pará, nas cidades de Benevides e Castanhal. A decoração do Pórtico da Escadinha será novamente uma plotagem adesivada, como acontece desde 2018. Cerca de 35 mil flores serão utilizadas em toda a festividade.

Texto e foto: Rosana Pinto – ASCOM DFN

Compartilhe essa Notícia

Leia também