Por Pe. Romeu Ferreira

Evangelho de Domingo |14.09.25

A) Texto: Jo 3,13-17

Disse Jesus a Nicodemos: 13 “Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16 Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.

 

B) Comentário

Sabe-se que os feitos e fatos bíblicos do Antigo Testamento se projetam no Novo, com sentido maior ou pleno, pois a Bíblia é a redação de uma e única História da Salvação em sua totalidade, na plenitude dos tempos (Gl 4,4). Assim, o evento das serpentes narrado no livro dos Números (Nm 21,4-9) – Antigo Testamento -, é retomado em mensagem pelo evangelho de hoje (v 14) – Novo Testamento-.

Lá, Deus manda Moisés suspender numa haste a imagem de uma serpente, como referência de cura para quem fosse atingido pelo risco de morte, que bastava olhar com fé para ela. A pessoa se curava, se salvava não pela serpente de bronze propriamente, e simpelo “olhar de fé” ao símbolo ali elevado. E aqui, novamente se requer e se destaca a fé noFilho do Homem, seja ele o levantado na cruz (crucifixão), que o elevado aos céus (Ascensão/ Lc 24,50-53).

O mestre fala de Moisés e a serpente elevada, como sinal de salvação. A fé no suspenso é garantia de nossa salvação (v 16). A fé é a alavanca que remove os escombros e todos os empecilhos no itinerário da vida terrena em direção à eterna.

Jesus, cujo nome em hebraico significa “Deus salva”, ele veio ao mundo não para condenar e sim para salvar (v 17). Sua vinda é como a luz que afugenta as trevas; sua verdade impõe com a doce violência do amor. Cristo é o sinal visível do amor do Pai pelo mundo criado e destinado a ser salvo. Cristo é o reflexo da luz do Pai (1Jo 1,5). Assim que ele veio para iluminar e não deixar tranquila as trevas de quem obra o mal. A salvação vem pela fé nele; são salvos os que se abrem ao amor do Pai manifestado em seu Filho Jesus Cristo (2Cor 4,16).

Devemos suplicar agora que nos sejam aumentadas as energias da fé que temos, pois o Espírito Santo nos ajudará a falar de Cristo com sã ousadia, sem complexo e em qualquer circunstância da vida (v 21). Abramos os olhos, pois o escândalo do mundo pode tornar-se também nosso escândalo se não cuidarmos se não expressarmos com a prática a nossa fé.

O apóstolo Paulo fala de si, dizendo, “eu sei em quem acreditei”. Isto também nos alertará de que a nossa fé se baseia não em força humana ainda que mental, mas no poder de Deus (1Cor 2,5).

O melhor resultado da ação, o que convence ou tem valor perene, é agir conforme a verdade (v 21). Em seus ensinamentos Jesus já dissera: a verdade vos libertará (Jo 8,32). Ele veio ser testemunha da verdade e se definiu como “verdade”, dizendo: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Jesus nos ensina e nos envia a que sejamos testemunhas dele, testemunhas da Verdade em nosso viver, em nossas ações, onde quer que seja nosso destino.

Compartilhe essa Notícia

Leia também