Ainda haverá mais uma formação no dia 22 de setembro, na Paroquia São José de Anchieta e, assim, estará concluída a preparação dos 500 casais do Encontro de Casais com Cristo (ECC) Arquidiocesano que irão atuar como coleteiros das doações dos fiéis nas procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré deste ano. A coleta será em benefício da Fundação Nazaré de Comunicação e, para realizar essa missão, eles estarão devidamente credenciados, informa a instituição responsável pelos veículos de comunicação da Arquidiocese de Belém.
Os casais participaram da segunda formação na Paróquia Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, em Ananindeua, realizada no dia 10 deste mês. A formação constou de um breve momento de espiritualidade, seguido da explicação da ação dos coleteiros, contando com a presença de membros da diretoria da Fundação Nazaré de Comunicação, dentre os quais Marcos Aurélio de Oliveira (Diretor Administrativo e Financeiro), Marcela Monteiro (Diretora de Captação de Recursos) e Elyvane Barbosa (Diretora de Comunicação).
O padre Reginaldo Barbosa, pároco do Santuário das Graças, abençoou os casais presentes e reforçou o agradecimento da Arquidiocese de Belém pelo empenho na missão e ressaltou a importância do serviço missionário que eles realizam com o objetivo de contribuir com a evangelização realizada pela Fundação Nazaré.
A formação e a espiritualidade que antecede a participação dos casais nas romarias do Círio de Nazaré fazem parte do compromisso que une o ECC e Fundação Nazaré para, juntos, atuarem pelo bem da evangelização da Arquidiocese de Belém. A primeira formação aconteceu na Paróquia Imaculada Conceição.
A Diretora de Comunicação da Fundação, Elyvane Barbosa, explica que os casais vão receber a doação do povo de Deus durante as romarias, e essa doação é revertida em prol da missão da Fundação Nazaré de Comunicação. “A Fundação é, em essência, a comunicação da Igreja de Belém, e no tempo do Círio, nossa responsabilidade se agiganta, como a Comunicação Oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, então nossas transmissões levam de forma integral todas as emoções da grandiosa festa pelos nossos veículos”.
É, justamente, a grandiosidade do Círio que também requer da administração da Fundação Nazaré a retaguarda necessária para todas as equipes de rádio, televisão, portal, redes sociais e jornal online realizarem as transmissões e reportagens especiais de todos os eventos principais, aumentando, consideravelmente, todo o volume de trabalho para a Rede Nazaré de Comunicação. “Por tudo isso, a Arquidiocese se empenha junto com os casais do ECC nessa missão especial, que é receber as doações de quem deseja ajudar a comunicação da Igreja durante as grandes romarias”, esclarece Elyvane.
CREDENCIADOS
O Encontro de Casais com Cristo (ECC) Arquidiocesano estará envolvido no serviço de coleta das ofertas dos fiéis durante as grandes procissões do Círio de Nazaré, revertida totalmente em favor da Fundação Nazaré de Comunicação, a qual sustenta a missão de propagar a evangelização realizada pela Arquidiocese de Belém por intermédio da televisão, jornal online, rádio FM, portal e redes sociais – a Rede Nazaré de Comunicação.
Devidamente credenciados e preparados pela Arquidiocese de Belém e pela Fundação Nazaré de Comunicação, os casais atuam de maneira voluntária, acompanhando as grandes romarias da festa de Nossa Senhora de Nazaré: o Traslado da imagem Peregrina para Ananindeua e Marituba, a Romaria Rodoviária (de Ananindeua para a orla de Icoaraci), a Trasladação, a grande procissão do Círio de Nazaré, e a Romaria das Crianças (no domingo seguinte ao do Círio).
Fotos: ECC Arquidiocesano