Por Mauro José Ferreira e Angélica Ferreira, Itinerantes

 

Com a certeza das graças dispensadas neste Ano Jubilar, um grupo de 40 peregrinos do Caminho Neocatecumenal da Arquidiocese de Belém e de Castanhal fizeram a maravilhosa experiência de ir ao encontro de Cristo, refazendo caminhos de santidade.

O grupo peregrino viajou para várias cidades importantes para a História da Igreja e do próprio Caminho Neocatecumenal: Firenze, Siena, Piza, Ponta Sieve, Loreto, Porto San Giorgio, Roccaporena, Cássia, Assis e Roma.

O grupo trilhou pela vida e pela história de tantos santos que nos deixaram o exemplo de suas vidas: Santa Catarina de Siena, Santa Rita, São Francisco de Assis, Santa Clara de Assis, Santo Carlo Acutis e tantos outros que iluminaram a Igreja e o mundo.

Puderam passar por várias Portas Santas e, com as graças das indulgências plenárias, interceder pela Igreja.

Participaram da Vigília e de Audiência com Papa Leão XIV, e o Encontro Vocacional com Kiko Arguello (iniciador do Caminho Neocatecumenal).

A experiência de fé e obediência à convocatória da Igreja através da voz do Papa foi fundamental para todos que a viveram, um reflexo de nossa peregrinação nesta terra rumo ao Céu, sabendo que “a esperança não decepciona”…

 

Peregrinação em Roma

 

Peregrinação em Roma

 

 

E, após a experiência vivida por este grupo que representou o Caminho Neocatecumenal em Roma, para que as graças jubilares chegassem a todos que fazem a mesma experiência de fé, no dia 14 de setembro, Festa da Exaltação da Santa Cruz, todas as comunidades Neocatecumenais da Arquidiocese de Belém celebraram o Ano Jubilar com uma peregrinação até a entrada na Porta Santa da Catedral de Belém, finalizando com uma solene Eucaristia.

Estavam presentes mais de 1.000 pessoas que fazem parte deste Caminho de Iniciação Cristã, o qual vive a graça do redescobrimento e da renovação do Batismo, em comunidades que estão inseridas em diversas paróquias da Arquidiocese de Belém.

“Para todos, este Ano Jubilar tem sido uma grande alegria! Estamos todos muito agradecidos a Deus e à Igreja, porque  descobrimos a Eleição e o Amor de Deus, a graça de sermos seus filhos, a beleza e de ser Igreja e viver sua doutrina, de escutar a Palavra de Deus, sendo conduzidos a pô-la em prática, de experimentar as graças sacramentais, de sermos curados, iluminados e salvos por Cristo, e  isso, vivido em comunidades cristãs, com a esperança de que tudo se realize como diz a própria da Virgem Maria a Kiko Arguello na “humildade, simplicidade e louvor, vendo no outro, Cristo”.

 

 

Jubileu em Belém

 

 

 

Jubileu em Belém

 

 

Jubileu em Belém

 

 

Fotos: divulgação Caminho Neocatecumenal

Compartilhe essa Notícia

Leia também