Marina encontrou o Papa em Roma, nesta quarta-feira, 1º (Foto: reprodução | Vatican News)
Leão XIV presidiu nesta quarta-feira (1/10), em Castel Gandolfo, a abertura da Conferência Espalhando Esperança, que celebra os dez anos da encíclica Laudato si’. No encontro, o Pontífice ressaltou que a ecologia integral só pode ser alcançada por meio de uma conversão do coração e destacou a urgência de ações diante da crise climática global.
No início do evento, foram apresentados alguns testemunhos do compromisso ambiental. A ministra brasileira do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, tomou a palavra, ligando o décimo aniversário da Laudato si’ ao do Acordo de Paris. A representante do Brasil alertou para a distância entre promessas e ações, denunciando os trilhões ainda investidos em combustíveis fósseis, e pediu “uma transição justa, ordenada e equitativa” para energias limpas. A ministra também convidou o Papa a participar da COP30, que será realizada em Belém em 2025:
“Desejo aqui reafirmar o grande interesse e o convite da presidência brasileira da COP30 para que Sua Santidade o Papa Leão XIV nos honre com sua presença em Belém. Estou convencida de que, dessa forma, Sua Santidade dará uma indispensável contribuição para que a COP30 entre para a história como a COP decisiva da implementação. Ela se converterá assim, como todos ardentemente desejamos, na COP da esperança de preservar e cultivar todas as formas de vida que enriquecem o jardim da Criação, em benefício das presentes e das futuras gerações. É uma missão para todos nós, mas que adquire uma dimensão e envergadura universais graças ao alto poder de convocação da Igreja Católica e da autoridade moral de Sua Santidade Leão XIV”.
Por fim, a ministra Marina Silva afirmou que “já temos as respostas técnicas, o que falta é o compromisso ético de usar a técnica, o conhecimento, em benefício do enfrentamento da mudança do clima, do combate à desigualdade, para que tenhamos um mundo próspero, justo e sustentável. É incoerente dizermos que amamos o Criador e destruirmos a criação. A encíclica Laudato si’ nos convoca a fazer essa integração.”
O evento
A Conferência Internacional é organizada pelo Movimento Laudato si’, em colaboração com o Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, Caritas Internationalis, CIDSE, UISG, Movimento dos Focolares e a Ecclesial Networks Alliance. O evento, que reúne mais de mil participantes de todo o mundo, realiza-se de 2 a 3 de outubro.
Fonte: Vatican News