Cardeal Leonardo Ulrich Steiner em novembro de 2023 | Tiago Miotto/Cimi
A arquidiocese de Manaus (AM) convida a população para três dias de mobilização e espiritualidade em defesa da Amazônia.
O site da arquidiocese comandada pelo cardeal Leonardo Steiner diz em seu site que com a aproximação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, a cidade se prepara para ser um centro de debate e ação em prol da sustentabilidade e justiça social.
A programação contou com a Vigília Pré-COP na Praça do Congresso, Jubileu da Terra e das Águas, na Praça Nossa Senhora do Remédio e encerrando o ciclo, no domingo (5), às 9h, o Jubileu dos Povos Originários, no Parque do Mindu.
A Conferência das Partes (COP) é o maior evento global das Nações Unidas para discussão e negociações intergovernamentais sobre mudança climática. O encontro acontece anualmente e reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais, representantes da sociedade civil, de governos, do setor privado, e de organizações internacionais para discutir ações para combater a mudança climática.
Para o bispo auxiliar de Manaus, dom Hudson Ribeiro, serão momentos importantes de união. Para ele, a vigília e as atividades são uma oportunidade para fortalecer a voz do povo amazônico no cenário global.
“Este evento busca dar visibilidade ao protagonismo dos povos indígenas e tradicionais da Amazônia, celebrando sua cultura, sua história e sua luta pela preservação de seus territórios”, diz o site da arquidiocese.
Fonte: ACI Digital / Por Nathália Queiroz