Mais de 16 mil pessoas são esperadas para o Jubileu da Vida Consagrada

 

Peregrinos do Jubileu caminham pela Via della Conciliazione, em Roma, a caminho da basílica de São Pedro, no Vaticano. | Vatican Media

Cerca de 16 mil pessoas consagradas do mundo inteiro participam do Jubileu da Vida Consagrada em Roma, um dos principais eventos do Ano Santo 2025, que será celebrado amanhã (8), e na quinta-feira (9).

O encontro reunirá peregrinos de cerca de 100 países, entre eles religiosos e religiosas, monges e monjas contemplativos, membros de institutos seculares, mulheres consagradas da Ordo Virginum (Ordem das Virgens), eremitas e representantes de novos modos de vida consagrada.

Haverá delegações do Brasil, Itália, Polônia, França, Espanha, Alemanha, Portugal, Croácia, EUA, Canadá, Argentina, México, Colômbia, El Salvador, Filipinas, Índia, Coreia do Sul, Indonésia, Nigéria e Congo.

Um Jubileu no coração de Roma

As celebrações vão começar amanhã com peregrinações pessoais às Portas Santas, abertas das 13h às 17h.

Às 19h, será feita uma vigília de oração na basílica de São Pedro, no Vaticano, celebrada pelo pró-Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, cardeal Ángel Fernández Artime, SDB.

Na quinta-feira, o papa Leão XIV celebrar a missa jubilar na praça de São Pedro, às 10h30, da qual participarão todos os homens e mulheres consagrados presentes.

Na mesma tarde, Roma vai sediar Diálogos com a Cidade, uma série de encontros abertos ao público em várias praças com temas inspirados nos valores do Jubileu.

Dias de reflexão e oração

O programa continuará com atividades específicas para cerca de 4 mil peregrinos credenciados, coordenadas pelo Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada. Na tarde de quinta-feira, serão feitas sessões de reflexão sobre os vários modos de vida consagrada.

Na sexta-feira (10), o dia será dedicado à esperança. Das 8h ao meio-dia, a Aula Paulo VI sediará uma celebração eucarística, uma palestra do padre jesuíta Giacomo Costa, consultor da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, e um encontro com o papa Leão XIV.

À tarde, os participantes poderão ter uma “conversa espiritual” nos mesmos locais do dia anterior. Das 20h às 21h, será feita uma sessão de oração multilíngue aberta a todos, conduzida por comunidades consagradas em várias igrejas do centro de Roma.

Paz, mediação e missão

O sábado (11), será dedicado ao tema da paz. A partir das 8h, na Aula Paulo VI, os participantes ouvirão o testemunho da irmã Teresa Maya, CCVI, ex-presidente da Conferência das Superioras Maiores dos EUA.

 Depois da missa e de um almoço oferecido pelo Dicastério, oficinas (workshops) sobre mediação e gestão de conflitos serão conduzidos pelo padre jesuíta David McCallum, diretor do Programa de Liderança Discernente e membro da comissão metodológica do Sínodo dos Bispos.

O dia será concluído com um culto de oração na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, das 19h às 21h, aberto a todos os peregrinos, e com uma passagem pela Porta Santa.

Por fim, no próximo domingo (12), os participantes estarão na missa do Jubileu da Espiritualidade Mariana na praça de São Pedro, que encerrará um encontro que celebrará o testemunho, a diversidade e a missão da vida consagrada na Igreja.

 

Fonte: ACI Digital / Por Victoria Cardiel

Compartilhe essa Notícia

Leia também