“A messe é grande, os operários são poucos. Quando Jesus nos chamou para essa missão, assumimos com alegria, porque a evangelização que a Fundação Nazaré de Comunicação realiza é muito importante, principalmente, para a nossa vida espiritual. Deixamos de viver o Círio junto da nossa família, porém, temos a certeza de que contribuir para levar a mensagem de Deus para mais longe, é também muito gratificante. Sabemos que ouvir um Terço, acompanhar uma Missa, tudo o que a Fundação faz, transmite um bem muito grande para as pessoas. É uma honra para nós prestar esse serviço para a nossa Igreja”, declara Alexandre Palmeri, envolvido na Coleta do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2025, realizado pela Arquidiocese de Belém.
Alexandre e a esposa Alyssângela Sousa Palmeri são paroquianos da Paróquia Cristo Rei, localizada no bairro Guanabara, e membros do Encontro de Casais com Cristo (ECC) Arquidiocesano onde exercem sua missão desde 2016. E, neste Círio, atuam com responsabilidade dobrada como casal coordenador arquidiocesano de uma missão muito especial: coordenar a atuação de 500 casais do ECC como coleteiros das doações dos fiéis durante as procissões do Círio de Nazaré.
Solidários à Fundação Nazaré de Comunicação, também deram o seu ‘sim’ o casal Everaldo e Rosileia Aleixo, paroquianos da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Ó, situada no distrito de Mosqueiro. O casal destaca a distância de sua paróquia como um dos desafios vencidos para cumprir “um chamado de Deus, muito mais importante do que as dificuldades para chegarmos a Belém e realizar a missão da coleta para a Fundação Nazaré”, ressalta Rosileia.
A emoção tomou conta de Everaldo ao ouvir a esposa conceder a entrevista ao Jornal Voz de Nazaré Online. “Quando estávamos vindo para Belém ontem (quinta-feira, 9 de outubro), vimos muitos romeiros na estrada. Recordei a mesma caminhada que eu fiz por muitos anos para alcançar graças pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré. Muitas coisas mudaram para melhor, escutei a minha esposa e juntos aceitamos caminhar em missão pelo ECC. Não imaginava que hoje estaria a serviço da Arquidiocese e da Fundação, como coleteiro. E tudo fazemos por amor a Deus e a Nossa Senhora, confiantes que vamos vencer os nossos próprios desafios”.
Everaldo e a esposa Rosileia referem-se ao fato de abdicar do convívio com a família em plena festa pela evangelização, e da rotina em seu lar, cuidando de um pequeno empreendimento doméstico. “Fechamos as portas lá porque a prioridade é a missão da coleta. Temos confiança que a providência de Deus jamais nos faltará”, ratifica Rosileia.
A direção executiva da Fundação Nazaré, à frente o Diretor Administrativo e Financeiro, Marcos Aurélio de Oliveira, assim como a Diretora de Captação de Recursos, Marcela Monteiro, recomenda que os fiéis façam suas doações somente com os casais identificados nas procissões. Eles portam traje específico, facilitando o seu reconhecimento em meio à multidão, e estão corretamente orientados a receber as ofertas dos fiéis de maneira totalmente segura e confiável.
CREDENCIADOS
O Encontro de Casais com Cristo (ECC) Arquidiocesano está a serviço da Arquidiocese de Belém para realizar a coleta das ofertas dos fiéis durante as grandes procissões do Círio de Nazaré. Esta arrecadação será revertida totalmente em favor da Fundação Nazaré de Comunicação, a instituição que sustenta a missão de propagar a evangelização realizada pela Arquidiocese por intermédio da televisão, jornal online, rádio FM, portal e redes sociais da Rede Nazaré de Comunicação.
Devidamente credenciados e preparados pela Arquidiocese de Belém, e pela acompanhados pela Fundação Nazaré de Comunicação, os casais prestam este serviço de maneira voluntária, percorrendo as grandes romarias da festa de Nossa Senhora de Nazaré: o Traslado da imagem Peregrina para Ananindeua e Marituba, a Romaria Rodoviária (de Ananindeua para a orla de Icoaraci), a Trasladação, a grande procissão do Círio de Nazaré, e a Romaria das Crianças (no domingo seguinte ao do Círio).
Faça a sua doação!
A Fundação Nazaré de Comunicação agradece pela sua doação. Ajude-nos a evangelizar. A mensagem de Deus precisa ser conhecida no mundo inteiro.
Você também pode contribuir. Venha pertencer à Família Nazaré!
Fotos: Luiz Estumano