Jubileu dos Ciganos

São esperados peregrinos de 70 países

Crianças ciganas participando de uma celebração na Croácia
Crianças ciganas participando de uma celebração na Croácia

Sábado, 18 de outubro, cerca de quatro mil pessoas são esperadas no Vaticano. Diversos eventos estão programados, organizados pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. O encontro de sábado, na Sala Paulo VI, contará com a presença do Papa Leão, e no domingo a Missa do Jubileu será celebrada no Santuário do Divino Amor.

Testemunhos, oração e música. Esses serão os momentos vividos em Roma durante o Jubileu dos Ciganos e Camminanti, que reunirá cerca de 4.000 peregrinos vindos de mais de 70 países da Europa e do mundo. A informação foi divulgada em um comunicado do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, que organizou os eventos em colaboração com a Fundação Migrantes (CEI), a Comunidade de Santo Egídio, o Vicariato da Diocese de Roma e alguns representantes da Pastoral Cigana.

Às 10h do sábado, 18 de outubro, os peregrinos se reunirão na Sala Paulo VI para um encontro intitulado “A esperança é itinerante: meu pai e minha mãe eram arameus errantes”. O evento será conduzido por Maris Milanese, apresentadora do canal católico italiano TV2000, com a participação de Eva Rizzin, de origem cigana (sinta) e responsável científica do Observatório Nacional sobre o Antiziganismo de Verona, e Amadeus GiordanHalilovic, estudante universitário na John CabotUniversity de Roma, de origem cigana, engajado em projetos culturais e sociais que buscam mostrar quem realmente são os ciganos.

No palco se revezarão artistas vindos da Itália, Romênia, França, Espanha e Eslovênia. Em seguida, haverá o encontro com o Papa, com a presença do cardeal Fabio Baggio, subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, e de dom Gian Carlo Perego, presidente da Fundação Migrantes, que conduzirão alguns momentos de oração. O evento terminará com a peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro, entre 14h e 18h.

No domingo, 19 de outubro, às 10h30, os peregrinos participarão da Missa no Santuário do Divino Amor, presidida pelo cardeal Baggio e animada pelas melodias de músicos ciganos e sinti. Seguirá um momento de oração dedicado ao Beato Ceferino Gimenez Malla, o primeiro mártir cigano, fuzilado em 1936 durante a Guerra Civil Espanhola e lançado em uma vala comum por ter defendido um jovem sacerdote. O dia será encerrado com uma festa e um almoço social nas proximidades do Santuário.

Fonte: Vatican News

Compartilhe essa Notícia

Leia também