
No Dia Mundial das Missões, que a Igreja celebrou no domingo, 19, o papa Leão XIV divulgou uma mensagem de encorajamento aos missionários que são um testemunho de “esperança entre os povos”.
“Neste dia rezamos especialmente por aqueles homens e mulheres que deixaram tudo para levar o Evangelho a quem não o conhece”, disse hoje o papa na oração do Ângelus.
“São missionários de esperança entre os povos”, disse Leão XIV, que foi bispo missionário no Peru antes de ser eleito papa. “Que o Senhor os abençoe”.
Leão XIV também pediu solidariedade e paz em Mianmar, que está em guerra civil devido a um golpe militar no país em 2021.
“As notícias que chegam de Mianmar são, infelizmente, dolorosas: relatam contínuos confrontos armados e bombardeamentos aéreos, até mesmo contra pessoas e infraestruturas civis”, disse o papa, que disse ser solidário aos que sofrem com a violência, a insegurança e tantas dificuldades.
Leão XIV reafirmou sua exortação aos envolvidos em conflitos para que priorizem o diálogo e o cessar-fogo.
“Renovo o meu sentido apelo para que se chegue a um cessar-fogo imediato e eficaz”, disse o papa. “Que os instrumentos da guerra deem lugar aos da paz, mediante um diálogo inclusivo e construtivo!”
Leão XIV confiou essa oração pela paz à intercessão de Nossa Senhora e dos sete santos recém-canonizados, pedindo paz na Terra Santa, na Ucrânia e em outras áreas devastadas pela guerra.
“Confiemos à intercessão da Virgem Maria e dos novos santos a nossa contínua oração pela paz na Terra Santa, na Ucrânia e noutros lugares em guerra”, concluiu o papa. “Que Deus conceda sabedoria e perseverança aos responsáveis, para que progridam na busca de uma paz justa e duradoura”.
Fonte: ACI Digital / Por Victoria Cardiel