“Doutrina ambiental da Igreja” é o título do livro de autoria do professor e magistrado aposentado Georgenor de Sousa Franco Filho, a ser lançado nesta quarta-feira, 22 de outubro, em sessão de autógrafos no Salão dos Pontificais da Catedral Metropolitana de Belém, situada no largo da praça Frei Dom Caetano Brandão, na Cidade Velha, em Belém do Pará. A obra tem o prefácio assinado pelo Monsenhor Ronaldo Menezes, teólogo, professor e escritor, membro da Academia Paraense de Letras.
O livro chega ao público sob a chancela da Arquidiocese de Belém e da Faculdade Católica de Belém (FACBEL), unidas à Editora Mizuno, que convidam o público para o lançamento e, assim, conhecer a obra com reflexões sobre meio ambiente e ecologia a partir da Doutrina Social da Igreja, com foco em Laudato Si’ e Amazônia.O autor Georgenor de Sousa Franco Filho é paraense, natural de Belém, nascido a 27 de janeiro de 1952.
A Doutrina Social da Igreja, lançada no final do século XIX pelo Papa Leão XIII, é base para a abordagem do livro que versa sobre temas atuais e relevantes, tratando de meio ambiente, ecologia e Amazônia. O autor Georgenor discorre sobre os passos modernos de avaliação do ambiente da Casa Comum na qual vive a humanidade, examinando, minuciosamente, importantes trechos da Encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco que, em 2025, comemora 10 anos de publicação.
O livro aborda, de forma estruturada e acessível, temas fundamentais para o debate ambiental contemporâneo, distribuído nos seguintes tópicos: Doutrina Social da Igreja, Direito ambiental, comentários à Encíclica Laudato Si, Exortação Apostólica ‘Laudate Deum’, Amazônia e meio ambiente, mudanças climáticas, futuro da humanidade e Ecoteologia. A partir desses pontos, o leitor pode compreender a inter-relação entre fé, ética cristã e proteção do planeta, fundamentando uma visão crítica sobre os caminhos para a sustentabilidade.
O autor apresenta uma reflexão profunda e necessária sobre os desafios ambientais do século XXI, amparado na tradição da Doutrina Social da Igreja e atualizado por meio da análise crítica de documentos recentes. Dessa forma, a edição oferece ao leitor uma oportunidade de conectar fé, ética e responsabilidade socioambiental.
A proposta de Georgenoré disponibilizar mais do que um estudo teórico, uma fonte de conhecimentoindispensável para compreender as bases espirituais, jurídicas e sociais da preservação ambiental por meio de uma obra que dialoga com a Encíclica ‘Laudato Si’ e com a Exortação Apostólica ‘Laudate Deum’,ampliando a visão sobre temas que impactam não apenas a Igreja, mas toda a humanidade.