Por Pe. Antônio Mattiuz, csj
16 – PELO BATISMO, EU FIZ ALIANÇA COM DEUS
Josué era o líder que substituiu Moisés quando ele morreu.
Vamos ler um trecho do livro de Josué (Js 24, 19-28) sobre a renovação da Aliança do povo de Israel com Deus.
Vamos ver se vale a pena viver sob a aliança e as orientações de Deus ou sob o comando de outros patrões: o dinheiro, o poder, o prazer…
A aliança não é na teoria, mas se realiza em nossas escolhas diárias. Não se faz aliança uma vez para sempre, mas precisa renová-la a cada dia.
Quando eu recebi o batismo, comecei a fazer parte do povo de Deus, comecei a minha história de salvação e me encontrei com Cristo para viver sempre com ele.
O que aconteceu com o povo hebreu, acontece também hoje: Deus nos liberta do mal, nós o acolhemos, fizemos amizade com ele e nos comprometemos seguir Jesus Cristo como nosso mestre, guia e salvador.
Cada domingo nós renovamos a aliança na Eucaristia e nos aproximamos cada vez mais dele. Só o infiel segue o caminho dos pagãos como fez uma parte do povo hebreu.
Se alguém se desviou do caminho de Deus, precisa reconhecer o seu pecado, converter-se, renovar a aliança e a fidelidade a Deus.
Já que somos pecadores, Deus continua a nos perdoar, estender sua mão, enviar-nos o seu Espírito e nos infundir a sua força e a sua luz.
Nós não nos tornamos cristãos de uma só vez, mas aos poucos, pelas nossas escolhas diárias sendo fiéis a Deus, praticando a Palavra.
O Batismo nos tornou cristãos e filhos de Deus. Ser cristão significa ser fiel à aliança com Deus na vida cotidiana, no aqui e no agora.
Toda escolha feita a cada dia nos aproxima ou nos afasta de Deus. Por isso, o nosso alimento diário é fazer a vontade de Deus como fazia Jesus, o nosso mestre, guia e modelo – Jo 4, 34.
A celebração na comunidade faz crescer em nós a presença de Deus.
Cada gesto de amor ao próximo aumenta em nós a capacidade de amar, até torna-nos à imagem de Cristo, isto é, cristãos verdadeiros.
Nós estamos jogando a partida da vida. Deus nos sustenta e não permite que sejamos derrotados. Ele sempre nos procura por primeiro, porque ele sempre nos amou por primeiro.
Os primeiros seguidores de Jesus estavam conscientes de serem o novo povo de Deus, que ele santificou e nos fez a sua Igreja.
A Igreja é a forma como Deus quer o povo. Ele nos fez como Corpo de Cristo. Cristo é a cabeça que nos orienta e dirige, e nós somos os seus membros, suas mãos, seus pés que ele usa para agir no mundo.
Com o Batismo, eu também fiz aliança com Deus. Ele me assumiu como seu filho e como membro do Corpo de Cristo.



