Católicos realizam manifestação COP30

Pedindo o cuidado da Casa Comum

Com mensagem do Papa Leão XIV, jovens católicos realizam ação em frente à “Blue Zone” da COP30 para chamar atenção ao cuidado para com a Casa Comum.

Na manhã desta terça-feira (18/11) o Movimento Laudato si’ realizou um ato em frente à entrada da Blue Zone, a área de discussões da COP30, em Belém, reforçando o chamado espiritual e ético para a proteção da Casa Comum.

Durante o ato, jovens exibiram um quadro com a imagem do Papa Leão XIV abençoando um bloco de gelo da Groenlândia – gesto realizado em CastelGandolfo há um mês, às vésperas da conferência – e uma faixa com a mensagem do Santo Padre: “Deus nos perguntará se cultivamos e cuidamos do mundo que Ele criou, para o bem de todos e das futuras gerações, e se cuidamos de nossos irmãos e irmãs. Qual será a nossa resposta?”

Nestes dias de intensos encontros e reflexões sobre a mudança climática na COP30, a Igreja Católica marca presença histórica: uma participação sem precedentes, que reúne desde comunidades eclesiais missionárias, pastorais sociais, vida religiosa consagrada e presbíteros, até mais de 40 bispos e 9 cardeais, representando os cinco continentes. Uma demonstração global de compromisso com a Mãe Terra e com a justiça socioambiental.

A manifestação da manhã desta terça-feira buscou destacar a urgência não apenas moral, mas também espiritual do enfrentamento à crise climática. Para o Movimento Laudatosì’, cuidar do planeta é um compromisso que envolve a defesa de todas as formas de vida e está em sintonia com o apelo da Encíclica Laudatosì, que completa dez anos em 2025, o mesmo marco do Acordo de Paris.

Fonte: Vatican News /Silvonei José – Belém

Compartilhe essa Notícia

Leia também