Por Pe. Antônio Mattiuz, csj
21 – A LITURGIA – Frei Bernardo Cansi, OFMCap
Liturgia e Catequese têm o mesmo coração e a mesma espinha dorsal que é a Páscoa, pois todos os membros da Comunidade bebem da mesma água e na mesma fonte.
Um dos papéis da Catequese é iniciar as pessoas na liturgia, pois ela é obra de Cristo e da Igreja. É pela liturgia que entramos em comunhão com Deus, com Cristo e entre nós, pois ela nos faz crescer na vida divina.
A liturgia da Igreja na terra nos faz antecipar a liturgia do céu, pois nos une aos anjos e santos, e nos prepara para o céu lá (SC 8).
Para Israel, a liturgia não era a comemoração de um fato passado, mas a sua atualização no presente.O êxodo celebra a libertação de hoje do povo hebreu, pois é hoje que eles são livres.
Páscoa não é lembrança do passado, mas é sua atualização.
Pela Liturgia revivemos hoje a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Na liturgia não lembramos um fato do passado, mas o vivemos agora.
Pela Consagração, não recordamos um fato do passado, mas é agora que Cristo se torna presente no altar; é agora que ele se dá a nós como alimento de vida eterna (SC 6).
Toda a vida da Igreja gira em torno da Eucaristia que nos crescer.
É pela Eucaristia que nos tornamos membros do Corpo de Cristo e ramos da Videira verdadeira. É nela que absorvemos o espírito de Cristo que nos faz pensar e agir como ele, e sermos cristãos semelhantes a ele.
A Palavra ocupa o lugar de destaque em toda a liturgia. Ela deve ser proclamada com veneração e competência. A homilia prolonga a Palavra, dando-lhe explicações e aplicações práticas para a assembleia.
A música e o canto são tesouros preciosos da liturgia, pois devem facilitar o contato com Deus. Música e cantos devem ser participados pela assembleia e não ser monopólio do coral.
Desde sempre, os salmos eram cantados com acompanhamento de instrumentos musicais, como harpa, cítara, flauta e com dança (SC 112).
As falhas na música e nos cantos causam graves danos à liturgia. Por isso, não se admite qualquer canto e nem volume inadequado (SC 112).
Domingo é o dia do Senhor que celebra a ressurreição de Cristo.
O Domingo lembra o 1° dia da semana, o dia da criação da luz, dia do sol e dia que não tem ocaso. A Ceia é o centro da festa da Páscoa na qual todos são convidados a se nutrir do próprio Cristo (Jo 21, 12).
O Domingo é o dia do nosso grande Sol, Jesus Cristo, luz do mundo.
Pergunto: Por que a maioria dos católicos não participa da missa dominical? Como tornar as celebrações mais atraentes e mais vivas?
A celebração litúrgica é como um jogo de vôlei. Toda a equipe deve jogar com competência. Se um membro da equipe joga mal, todo o time será derrotado. Mesmo que o padre se quebre para fazer boas celebrações, se alguém lê mal, se usa mal o microfone, se age sem fé, todos são derrotados e a assembleia sairá frustrada.
O agente da liturgia deve estudar comunicação para ser competente.




