
A Basílica de Santa Maria dos Anjos, em Assis, recebeu no sábado, 10, a celebração que marcou o início do 8º centenário da morte de São Francisco de Assis.
Essa é a última etapa do grande caminho jubilar franciscano que culminará nos dias 3 e 4 de outubro – datas que marcam a morte e a festa do Pobrezinho de Assis, respectivamente. Em 2023, celebram-se os 800 anos da aprovação da Regra Franciscana e da criação do presépio; em 2024, foi comemorado o aniversário do dom dos estigmas de Cristo; e, em 2025, o 8º centenário da composição do Cântico das Criaturas.
A celebração começou às 10h do horário local com a saudação do guardião da Basílica de Santa Maria dos Anjos, frei MassimoTravascio. Em seguida, houve a procissão guiada pelo presidente do rito, frei Francesco Piloni, ministro provincial dos Frades Menores da Úmbria e da Sardenha, juntamente com os seis ministros gerais (dos Frades Menores, Frades Menores Conventuais, Frades Menores Capuchinhos, Ordem Franciscana Regular, Terceira Ordem Regular e Conferência Franciscana Internacional dos Irmãos e Irmãs da Terceira Ordem Regular).
O arcebispo-bispo de Assis-NoceraUmbra-Gualdo Tadino e de Foligno, Dom Domenico Sorretino, e o prefeito de Assis, Valter Stoppini, dirigiram-se à Capela do Transito segurando uma vela apagada nas mãos, que depois foi acesa na Vela Pascal, símbolo de Cristo Ressuscitado. A partir daí, a luz foi levada às seis estações laterais da basílica, cada uma delas confiada a um dos seis ramos da família franciscana.
Reflexões e mensagem do Papa
Para a ocasião, a Penitenciaria Apostólica concedeu a indulgência plenária. Além disso, o Papa Leão XIV saudou o evento com uma mensagem aos ministros gerais da Conferência da Família Franciscana, na qual escreve: “a paz é a soma de todos os bens de Deus, um dom que desce do Alto. Que ilusão seria pensar em construí-la apenas com as forças humanas”.
Na sequência da celebração, houve um momento de reflexões. Por turnos, os ministros gerais dirigiram-se às seis estações laterais da basílica, percorrendo idealmente os passos cruciais do Testamento que São Francisco deixou aos seus frades antes de morrer, a sua herança espiritual.
Misericórdia, oração, fraternidade, trabalho, paz e bênção foram os temas das meditações, acompanhadas por um texto das Fontes Franciscanas ou do Evangelho e pela escuta de um testemunho.
Ao final da cerimônia, foi lida a mensagem enviada pelo Santo Padre. Dom Sorrentino, emocionado, anunciou seu sucessor à frente da diocese: o arcebispo de Benevento, Dom Felice Accrocca, nomeado por Leão XIV no sábado, 10.
Ano Jubilar Franciscano
Foi também comunicada a promulgação do decreto pelo qual o Papa institui um Ano Jubilar Franciscano especial, de 10 de janeiro de 2026 a 10 de janeiro de 2027. Durante o período, todos os fiéis cristãos são convidados a seguir o exemplo de São Francisco de Assis, tornando-se modelos de santidade de vida e testemunhas incansáveis da paz.
A Penitenciaria Apostólica concede a indulgência plenária, nas condições habituais, a todos aqueles que participarem devotamente deste Jubileu extraordinário, que representa uma continuação ideal do Jubileu Ordinário de 2025. Este Ano Jubilar se estende a todos os fiéis que, com o coração desligado do pecado, visitarem em forma de peregrinação qualquer igreja conventual franciscana ou local de culto dedicado a São Francisco em qualquer parte do mundo.
Os idosos, os doentes e aqueles que, por motivos graves, não podem sair de casa, poderão igualmente obter a indulgência plenária unindo-se espiritualmente às celebrações jubilares e oferecendo a Deus suas orações, suas dores e seus sofrimentos.
Fonte: Canção Nova


