RN2 realiza formação para as pastorais sociais

O tema será a Exortação Apostólica do Papa Leão XIV

O Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBBN2, através de Dom Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da Prelazia do Marajó, e referencial para as Pastorais Sociais, e o Padre Renilson Macedo, coordenador de pastoral no Regional Norte 2, organiza uma formação essencial para o aprofundamento da missão social da Igreja no Pará e Amapá.

O evento será realizado nos dias 23 e 24 de janeiro, na sede do Regional Norte 2 em Belém, e terá como seu público-alvo os membros das Pastorais Sociais e demais pastorais que atuam junto as pessoas em vulnerabilidade social.

O tema central será a ‘Formação Dilexi Te – Exortação Apostólica do Papa Leão XIV sobre o Amor aos Pobres’. Esta formação surgiu como desdobramento de uma reunião preparatória para o Seminário das Pastorais Sociais, que ocorrerá em junho no Regional Norte 2, visando aprofundar o conhecimento sobre o documento papal e reforçar a consciência católica sobre a ‘fundamentação do serviço aos pobres’, um trabalho que brota do Evangelho de Jesus.

O encontro de dois dias será conduzido pelo professor e Diácono Francisco Eufrágio Para Dom Ionilton Lisboa de Oliveira a formação será muito importante. “Espera-se que a formação anime ainda mais a missão já desenvolvida pelas pastorais no Regional”, disse o bispo.

Dilexi Te

A Exortação Apostólica Dilexi Te (“Eu te amei”), assinada pelo Papa Leão XIV em 4 de outubro (festa de São Francisco de Assis), é um texto de 121 pontos que relança o Magistério da Igreja sobre o amor aos pobres, enraizado no Evangelho de Jesus Cristo, que se fez pobre ao entrar no mundo.

Temas Centrais do Amor aos Pobres:

O documento aborda o amor aos pobres em suas múltiplas dimensões, incluindo o Cuidado com os doentes; Luta contra a escravidão; Defesa das mulheres vítimas de exclusão e violência; Garantia do direito à educação; Acompanhamento aos migrantes; A esmola deve ser entendida como justiça restabelecida, e não como um ato paternalista; A equidade é apresentada como a cura fundamental, pois sua ausência é a “raiz de todos os males sociais”.

Continuidade Doutrinária:

O Papa Leão XIV segue os passos de seus antecessores, desde João XXIII (Mater et Magistra), Paulo VI (PopulorumProgressio), João Paulo II (que consolidou a “relação preferencial da Igreja com os pobres”), Bento XVI (Caritas in Veritate), até o Papa Francisco, que fez do cuidado pelos e com os pobres um pilar de seu pontificado. O trabalho desta Exortação foi iniciado por Francisco e completado por Leão XIV.

Os “Rostos” da Pobreza e Crítica Social

A Exortação analisa as diversas manifestações da pobreza: material, social (marginalização), moral, espiritual, cultural, e a pobreza de quem “não tem direitos, nem lugar, nem liberdade”. O Papa considera insuficiente o compromisso atual diante de sociedades marcadas por desigualdades e novas formas de pobreza. Ele critica veementemente a “ditadura de uma economia que mata”, onde a riqueza de poucos cresce exponencialmente, impulsionada por ideologias de autonomia absoluta dos mercados e especulação financeira, o que demonstra a persistência de uma cultura do descarte.

Os interessados devem fazer suas inscrições através do link

e pagar uma taxa de R$50,00 (cinquenta reais)

Fonte: Regional Norte 2 / Por VívianMarler

Compartilhe essa Notícia

Leia também